Ligue-se a nós

Notícias

Timóteo: Qual a cor do outubro em Timóteo? “Timóteo não se programou para o Outubro Rosa”, teria dito uma funcionária

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

zoutubro (Copy)

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

11952797_530286427126454_1424702278226568714_o

 Esta imagem está ilustrando o perfil do prefeito

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

No município de Timóteo o evento não será comemorado, pelo menos por enquanto, de acordo com algumas mulheres que procuraram o Blog do Silas.

A foto que ilustra o perfil do Facebook do atual prefeito da cidade, Keisson Drumon (PT), com  a mensagem nela contida, “Timóteo na luta contra o câncer de mama”, não reflete a realidade vivida por algumas mulheres da cidade.

De acordo, por exemplo,  com uma professora que procurou um dos postos de saúde do município (não vamos o citar o posto para evitar retaliações) o “Outubro Rosa”, em Timóteo, não está acontecendo. “Eu pedi para fazer uma mamografia aqui no posto e uma funcionária disse que não existe nem data para liberar mamografia. Como estamos no “Outubro Rosa”,  fui lá procurar de novo e uma funcionária me disse que “Timóteo não se programou para o “Outubro Rosa”. A professora, indignada, questionou a não adesão do município à campanha nacional. “Mas como não se programou (o município)?”, perguntou.

A funcionária do posto sugeriu que a mulher entrasse em contato com a Secretaria de Saúde. “Eu vou te dar o telefone de lá (da Secretaria) mas já vou te avisar que eles não atendem”, disse a funcionária. “Não estou entendendo Timóteo. Silas, fiquei ontem (quinta-feira) ligando pra lá e, de fato, ninguém atendeu.

O Blog do Silas ligou para os números através dos quais supostamente conseguiria contato na Secretaria de Saúde e não conseguiu falar com ninguém. Os telefones não foram atendidos. Tentamos outra forma de falarmos com a titular da pasta da saúde e não conseguimos.

Entramos em contato com uma funcionária de um posto de saúde do município e perguntamos pelas mamografias. “Não. Não tem exame de mamografias e nem de imagens, porque a prefeitura está devendo à empresa responsável por estes tipos de exames. Até as grávidas que foram lá fazer exames a empresa voltou elas para trás”, disse a servidora.

Continuar Lendo