Publicado
9 anos atrásno
Veja a vídeo
O cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso disse certa feita que “os protestos é uma demonstração genuína da insatisfação popular”. Apesar de ser verdade – mesmo que discutível por alguns – a expressão do cantor e compositor não se aplicou, na íntegra, em Timóteo, neste 16 de agosto , quando, em todo o país, manifestações contra a corrupção eclodem, para chamar a atenção das autoridades.
Um grupo de timotenses se concentrou na Praça 1º de Maio, no local conhecido como coreto. Diversos organizadores do movimento avaliaram a manifestação como de baixa adesão. De fato, inúmeras pessoas que participara das outras duas anteriores na cidade, não estavam presentes. Eram várias as hipóteses para “explicação” do número de manifestantes “que poderia ser maior”, como disse um dos envolvidos com a coordenação do ato. Uma das hipóteses foi a apatia popular e a falta de esperança de que algo possa surtir de positivo das manifestações. “Acho que não tem jeito. Não vai mudar”, disse um ex-vereador de Timóteo, que apareceu entre os manifestantes.
Outra hipótese aventada para explicar o baixo comparecimento à manifestação partiu de um morador do bairro Primavera, que estava presente, inclusive com um nariz de palhaço. O cidadão avaliou que o movimento, em Timóteo, é organizado pela elite da cidade e que, diante disso, “certamente o povão tem vergonha de comparecer”. Aliás, essa avaliação foi feita com relação à última manifestação na cidade. Um leitor deste Blog, atento, enviou à sua redação a seguinte observação: “Não se vê nas fotos publicadas a imagem de alguém da periferia; só a elite”.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.