Publicado
10 anos atrásno
A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional vai dar assistência a mais de 800 mil pessoas em 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço e da Microrregião de Caratinga até junho de 2016. As metas e diretrizes foram estabelecidas nesta sexta-feira (11/12), em assembleia pelos prefeitos e secretários de saúde das cidades beneficiadas, pelo Superintendente Regional de Saúde (SRS-MG), Wagner Barbalho e o diretor da Agencia Metropolitana do Vale do Aço, Carlos Magno Xavier.
Anfitriã do evento e uma das principais articuladoras da implantação do Samu Regional, a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta reforçou a importância da conquista histórica da região. ‘A nossa defesa foi acatada pelo Estado e agora poderemos contar com um serviço para atender as características próprias da nossa região e com uma estrutura sólida. Expandir o Samu para outras cidades representa salvar mais vidas”, resumiu a prefeita Cecília Ferramenta, na ocasião, eleita presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales).
A assembleia aconteceu no Centro Treinamento da Prefeitura de Ipatinga (Cepai), no bairro Furquilha. Na oportunidade, foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal, aprovados os protocolos de intenções, estatuto e contrato de rateio do Cisvales. Com a constituição jurídica, o Consórcio Intermunicipal está apto a firmar convênios e assegurar recursos para o Samu Regional. A primeira ação efetiva foi assegurar investimentos do governo Estadual para mobiliário, equipamentos e insumos. As ambulâncias que irão prestar o socorro à população também estão garantidas pelo governo federal.
Esta é a primeira reunião deliberativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales, que é o instrumento legal para a gestão dos serviços regionais. O projeto do Samu Regional, bem como do Consórcio, foram apresentados em dezembro de 2013, mas só em outubro deste ano o atual governo estadual acatou o pedido dos municípios para o desmembramento do Consurge, que agora passará atender apenas às cidades da regional de Governador Valadares.
Emprego e renda para região
O serviço regional será realizado por uma equipe multiprofissional de mais de 200 funcionários concursados, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas socorrista dentre outros. Além de gerar empregos diretos e indiretos, o Samu vai movimentar mensalmente cerca de R$ 1 milhão na região. O custeio será rateado entre União, Estado e municípios.
Funcionamento do Samu Regional
Inicialmente, o Samu Regional vai atender uma população de 830 mil habitantes (estimativa do IBGE em 2015) de 23 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço e outros 12, da Microrregião de Caratinga. Demais cidades do Colar poderão aderir ao consórcio até dois anos após a sua implantação.
O projeto inicial prevê até 13 bases, incluindo a sede em Ipatinga, que continuará com as atuais bases do Samu, três equipadas com Unidade de Suporte Básico (USB) e uma com UTI móvel. As ligações para o 192 vão cair em uma Central Reguladora, instalada na cidade. Os operadores vão atender as ligações e avaliar a base mais próxima e o melhor hospital para o atendimento de acordo com a gravidade da emergência, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento.
Entre os vários tipos de casos que são atendidos estão afogamentos, queimaduras graves, problemas cardiorespiratórios e também vítimas de acidentes com carros.
Confira as cidades que serão atendidas pelos Samu Regional:
Bom Jesus do Galho, Caratinga, Entre Folha, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre, Vermelho Novo, Antonio Dias, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria, Pingo d´Água, Timóteo, Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Mesquista, Naque, Periquito, Santa do Paraíso e São João do Oriente.
Conselho Deliberativo
Presidenta: Cecília Ferramenta (Ipatinga)
1º Vice-presidente: Marco Antonio (Caratinga)
2ª Vice-presidenta: Rosângela Mendes (Coronel Fabriciano)
Secretário Geral: Zizinho Duarte (Santana do Paraíso)
Conselheiros: José das Graças (Vermelho Novo), Keisson Drumond (Timóteo), Pedro Euzélio (Dom Cavati), Hamilton Chagas (Inhapim) e José Fábio de Oliveira (Mesquita).
Conselho Fiscal
Presidente: Geraldo Magela Borges Calado (Marliéria)
Vice-presidente: Carlos José de Assis (Antonio Dias)
Secretário Geral: Geraldo Flávio de Andrade (Braúnas)
Conselheiros: Pietro Chaves (Belo Oriente), Darcira de Souza Pereira (Açucena), Joaquim Coelho da Silva (São João do Oriente).
Por SECOM/PMI
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.