Publicado
9 anos atrásno
Na última quinta-feira (5), duas barragens da empresa Samarco Mineração se romperam na cidade de Mariana, região central de Minas Gerais. A força da água destruiu a cidade e distritos vizinhos. Muitas pessoas estão desaparecidas e uma morte já foi confirmada.
No meio do caos e desespero ocasionado pela enxurrada de lama, animais como cachorros, gatos, cavalos e bois também sofrem. Embora muitos não tenham resistido, grupos de voluntários formados por moradores e veterinários já resgataram mais de 50 animais.
O jornalista Bruno Bou, que escreve para o coletivo Jornalistas Livres, esteve em Mariana no dia seguinte à tragédia e fez parte de uma ação emocionante. Enquanto fotografava a situação da cidade, Bruno ouviu dois cavalos urrando em desespero. Pediu ajuda e conseguiu com que um grupo de mais de 20 homens e mulheres se dedicassem por mais de uma hora e meia no salvamento.
Infelizmente, eles não conseguiram salvar a égua, provável mãe do filhote, mas o potrinho foi resgatado e está bem. A força da lama, segundo descreve o jornalista, é impressionante e tornou até mesmo o resgate do potrinho algo bastante difícil, mesmo para profissionais acostumados com emergências.
A prioridade era resgatar seres humanos, mas, como no momento não havia nenhum sinal de sobreviventes a serem retirados da lama, os bombeiros partiram para o salvamento do cavalinho. “Os bombeiros trabalham com vida, qualquer forma de vida.” – disse o subtenente Selmo de Andradre.
Fonte: Vista-se
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.