Ligue-se a nós

Notícias

Pr. Adão Araújo recebe o Blog do Silas e fala sobre o fim da “regional da sede”.

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
IMG_3180

Pr. Adão Araújo (esq.) e Pr. Juscelino

Desde ontem, segunda-feira (23) a regional da Assembleia de Deus do bairro Olaria, em Timóteo, não existe mais. Identificadas administrativamente como ligadas à  “regional da sede” –  termo usado por membros e pastores para definir o  setor – quatro das cinco congregações situadas no entorno do Olaria, estão ligadas, a partir de agora, a outras regiões. A congregação do bairro Cruzeirinho passa a pertencer à regional de Cachoeira do Vale, sob os cuidados do Pr. Cláudio Izidório. O João XXIII, passou para a regional do Macuco, liderada pelo Pr. Gil Dias. A congregação do bairro John Kennedy, dirigida pelo Pr. Barbosa, agora pertence à regional do Ana Rita, administrada pelo Pr. Helciley Fialho e a congregação do Primavera Reta, sob a direção do Pr. Wandeir Gomes, passou para a administração da regional do bairro São José, liderada pelo Pr. Wederson Rodrigues. O Primavera VI continua com Olaria.

zzzzzzzzza

Aumento de responsabilidade mas, também de status, para os regionais pastores Helciley Fialho, Cláudio Izidório, Gil Dias e Wederson Rodrigues, respectivamente no sentido esquerda para direita.

Nesta segunda-feira circulavam pela cidade várias especulações sobre o fato, um deles de que a medida visava ao enfraquecimento do atual responsável pela Assembleia de Deus do bairro Olaria. Assim que a notícia espalhou, Juscelino foi alvo de manifestações de solidariedade por parte de quem estava de acordo com estas especulações. Fomos atrás das informações corretas.

O presidente das Assembleias de Deus em Timóteo, do ministério que leva seu nome, Pr. Adão Araújo, falou com nossa reportagem na manhã desta terça-feira,  contrariando seu estilo de não dar informações. “Você é privilegiado. Não gosto de dar informações”, disse o líder ao Silas Rodrigues.

O presidente nos recebeu em seu gabinete para falar sobre as recentes decisões tomadas pelo seu ministério na região do bairro Olaria, onde fica a sede da instituição.

Adão Araújo discorreu, durante cerca de 20 minutos, sobre o fato. O religioso iniciou sua conversa conosco justificando a decisão de incorporar as congregações do entorno da sede às regionais já existentes. “É um teste que estamos fazendo para ver se conseguimos sucesso mais rápido”, disse Adão Araújo. O presidente afirmou que a sede “não está indo bem” e explicou o porquê: “João XXIII (a congregação) precisa de uma construção com urgência. Ali é uma cidade, e nós, ali, estamos vivendo em aluguel, gastando com aluguel, gastando com obreiro e se isso for lá para dois ou três anos, vai ter fracasso. Por isto que eu estou tentando que eles lá, juntando ali o regional (Macuco)com eles, possam alcançar o sucesso mais depressa. No bairro Cruzeirinho nós temos um salão. Salão não é igreja. É preciso, de imediato, termos uma área para construção, porque também é um bairro que pega a Quitandinha (bairro) toda, o Vila dos Técnicos, que é um bairro grande. A sede não tem condições de, dentro deste ano, providenciar um lote e comprar e pagar. Então, divide tarefas. Se a tarefa é grande, divide-se com seu companheiro que está com o mesmo interesse”. O presidente argumentou exemplificando com fatos que, segundo ele, amenizam o peso de quem reparte com alguém a carga que está levando.

IMG_6099

Pr. Juscelino Soares

Além do João XXIII, o Primavera Reta, também, não pertence mais, à região da sede. Pr. Adão Araújo explicou os motivos: “No Primavera Reta estamos com aluguel de casa e aluguel de um salão. Aluguel, todo mundo sabe, que não dá prazo para ninguém, e é um dinheiro que não tem volta. Se eu conseguir um regional que já está com meio caminho andado, ele pode participar fazendo, porque o objetivo nosso crescer e tomar a terra, porque crescer sem ter uma casa, um ponto de partida, é um crescimento sem valor. No aluguel você cresce mas ninguém vê”, comentou Adão Araújo.

Perguntamos ao presidente quando foi que surgiu a ideia de passar estas congregações para a administração dos regionais e ele afirmou que ela é recente. Ao questionarmos o líder sobre os critérios levados em conta para a definição sobre a qual regional passaria a pertencer esta ou aquela congregação do entorno da sede, o pastor respondeu que foi unicamente a necessidade, desfazendo especulações.

Adão Araújo confirmou a distribuição das igrejas, sendo a do Cruzeirinho passando a pertencer Cachoeira do Vale, João XXIII ao Macuco, Primavera Reta ao São José e, John Kennedy, ao Ana Rita. O Primavera VI continua com Olaria, já que é uma congregação com construção própria, de acordo com Araújo. Embora tenha definido a operação como “teste”, Pr. Adão afirmou que não há um prazo definido para a manutenção do quadro desenhado a partir desta segunda-feira em seu ministério. Sobre a autoria da iniciativa, o presidente disse que foi do “dono da obra, que é Deus”. Quando perguntei ao presidente quem Deus usou para tornar a ideia pública, ele disse: “não posso te falar”, acrescentando que não via razões para me revelar de quem foi a ideia da incorporação das congregações. “Pra que te falar”, reagiu.

Quanto ao caráter das mudanças, de acordo com Adão Araújo, elas são em todos os sentidos, ou seja, falava-se que os pastores das congregações atingidas pela mudança estariam subordinados às suas novas e respectivas regionais apenas financeiramente, mas, na verdade, eles estão, também administrativamente, subordinados aos seus líderes. O líder da maior denominação de Timóteo negou que a medida adotada provocará alguma alteração para os membros das igrejas envolvidas. “Eles continuam filhos da sede”, disse Araújo.

Perguntamos ao presidente por que os membros não foram comunicados sobre medida tão importante. “O ministério não tem necessidade de levar aos membros  aquilo que não vai  acarretar  despesas, não vai…Eles têm que agradecer se a igreja está crescendo. Como ela esta crescendo. O que eu fiz ou deixei de fazer isto é questão particular”, concluiu Pr. Adão, que confirmou que na noite de ontem os membros da congregação do bairro João XXIII foram comunicados de que, agora, pertencem à regional do Macuco.

“O pastor da sede sou eu”.  A frase foi dita pelo Pr. Adão Araújo, ao ser perguntado se Pr. Juscelino havia sido comunicado sobre a mudança. “Não tem necessidade disto não”, emendou Araújo, acrescentando: ele (Juscelino) está aqui hoje mas, amanhã, eu posso tirar ele e mandar para qualquer outro lugar.

Reação do Pr. Juscelino

Procurado, o Pr. Juscelino Soares não quis se pronunciar sobre a “perda” de membros. Ele se recusou a falar sobre o assunto.

Continuar Lendo