Ligue-se a nós

Notícias

Pastor Joanir de Moura nega que esteja doente.

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
1229831_4869806321326_942556337_n

Pr. Joanir e a esposa Elizete. Saúde sob controle.

O presidente das Assembleias de Deus de Conselheiro Pena, na região do Rio Doce,  Minas Gerais, Pr. Joanir de Moura, em conversa com nossa reportagem na tarde desta sexta-feira, negou que esteja doente, como vem circulando na cidade de Timóteo, inclusive com insinuação de gravidade.

De acordo com Pr. Joanir, que é o vice-presidente da Comadvardo ( Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros) o que houve foi uma descompensação da glicose, fato que ocorreu em agosto, quando ele se dirigia para Timóteo, onde participaria do aniversário do Pr. Adão Araújo, e se repetido esta semana. De acordo com Joanir a alteração foi provocada por problemas emocionais. Ele disse que a situação está sob rigoroso controle.

Sobre sua presença na noite da quinta-feira, 7, em Timóteo, ele afirmou que estava de passagem pela cidade e que fora à casa do Pr. Edson Santos, no bairro Ana Moura, desfazendo, assim, as especulações sobre seu estado de saúde.

O que afeta o controle da glicemia

images

ALIMENTAÇÃO

Tudo aquilo que você come altera o nível de glicose no sangue. Por isso, é importante conhecer bem os alimentos e controlar a ingestão de doces em geral e, principalmente, de carboidratos (massas, batata, mandioca, arroz, pães, etc.). O segredo é ter uma dieta saudável (rica em verduras e fibras), preparando pratos coloridos e alimentar-se em intervalos de até três horas.

 Alimentar-se de forma saudável é um presente que você dá a si mesmo, pois ajuda no controle do diabetes.

MEDICAÇÃO

Importante tirar suas dúvidas com seu médico. Existe uma relação entre as refeições e os horários dos medicamentos. Utilização de medicamentos como anticoagulantes orais, esteróides anabolizantes, ciclofosfamida, fluoxetina, tetraciclinas, entre outros.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Para os diabéticos, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, como o aumento da ação da insulina. Mas fique atento ao praticar exercícios (até mesmo uma caminhada), pois o organismo passa a utilizar mais glicose do que utilizaria em repouso, o que, em alguns casos, pode levar a uma crise de hipoglicemia. É importante realizar o controle da glicemia antes e depois das atividades físicas. Caso a glicemia esteja alta, também existe uma chance de ocorrer a crise de hiperglicemia durante a atividade.

Exercícios regulares e programados são a melhor opção e os mais indicados são: caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar e fazer hidroginástica. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, você deve ser avaliado pelo seu médico.

ESTRESSE

Quando ficamos nervosos, irritados e ansiosos, o organismo libera hormônios
que podem alterar o nível glicêmico podendo causar uma crise de hiperglicemia e até mesmo um quadro de cetoacidose diabética.

Por isso, devemos mudar a maneira de encarar a vida e os problemas do dia-a-dia. Tente sempre ver o lado positivo das situações e controlar sua irritação e ansiedade..

DOENÇAS

Quando uma pessoa diabética fica doente (mesmo que seja apenas um resfriado), seu organismo tenta reagir e lutar contra a doença. Mesmo que você já tenha estabelecido um bom controle glicêmico e realize o teste de glicemia capilar uma vez por dia, deve aumentar a vigilância sempre que estiver doente e realizar o teste mais vezes.

Continuar Lendo