Publicado
9 anos atrásno
A quarta-feira (18/11), em Timóteo, foi marcada pela realização do II Simpósio Contra a Violência Sexual em duas sessões, sendo uma no Hospital Vital Brasil para o corpo clínico do hospital e equipe da Secretaria Municipal de Saúde e outra no auditório da Prefeitura para a sociedade organizada, autoridades, equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, além de conselhos municipais. No total, cerca de 200 pessoas participaram do evento.
O Simpósio é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e a Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil. Cujo objetivo principal é garantir a defesa dos direitos humanos por meio de políticas públicas que incluem prevenção, atendimento e judicialização dos casos, a partir da criminalização da violência.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Keisson Drumond ressaltou que “É importante a realização desse trabalho integrando as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Portanto, parabenizo a todos evolvidos na organização deste evento e agradeço a presença das palestrantes. Quando se cria uma rede e esclarece à sociedade aquilo que está sendo feito, eu acredito que é o ideal para que possamos fazer um trabalho sério na prevenção e defesa das pessoas violentadas e na punição dos agressores, que é de competência da polícia, mas possível com a denúncia feita pela vítima”.
O evento recebeu a médica perita do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, Dra. Maria Flávia Brandão, que proferiu a palestra cujo tema foi os “Aspectos jurídicos e assistenciais de atendimento às vítimas de violência”. Outra convidada foi a gestora do Serviço de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG), Soane Souza, que proferiu a palestra “Marcos referenciais da Violência”.
A programação contou também com a presença da psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Timóteo (CREAS), Luiza Letro Campos Almeida, que realizou a palestra de tema: “Acolhimento psicossocial às vítimas de violência” e esteve presente também a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Eunice Silva Silveira com a palestra “Fluxo de Atendimento às vítimas de violência no município de Timóteo”. Foi realizado também um debate entre os presentes. Ao final do evento, todas as pessoas credenciadas ganharam o certificado de participação.
Fonte : PMT
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.