Ligue-se a nós

Notícias

Fabriciano registra menor índice de infestação de dengue desde 2009

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Mosquuito_dengue

Coronel Fabriciano registrou o menor índice de infestação do Aedes Aegypti do Vale do Aço, desde 2009. Segundo informações divulgadas pela Secretária de Saúde, o resultado do novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LiraA), apontou o resultado de 0.9%.

O procedimento  foi realizado de 11 a 14 de março, e é o menor menor entre as cidades do Vale do Aço, já que Timóteo alcançou 2,1% e Ipatinga 2,9%.

Com esse índice, o município atingiu o critério de situação satisfatória, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o LiraA de 1% satisfatório; entre 1 e 3,9% alerta; e acima de 3,9% alto risco.

“No entanto, precisamos continuar em alerta, para que a situação esteja sempre no controle. Nesse período de seca, temos a falsa sensação de tranquilidade”, afirma a coordenadora de Endemias, Amanda Fernandes.

Focos de dengue
No total, foram vistoriados 1.741 imóveis, nos quais 15 foram encontrados focos positivos da dengue. Mais uma vez todos os focos estavam nas residências, em sua grande parte em pratos de plantas e bebedouros de animais. O bairro com maior índice foi o Melo Viana, com quatro imóveis positivos. Também foram encontrados focos positivos nos bairros Aparecida do Norte, JK, Vila Bom Jesus

“A partir desse levantamento, os agentes de endemias de Fabriciano iniciarão o tratamento focal, em forma de mutirão, nos bairros onde foram encontrados focos positivos, além de realizarem ações educativas e distribuição de panfletos”, informa Amanda Fernandes.

A orientação é para que cada cidadão vistorie a própria casa, mantendo o quintal limpo e não jogando lixo em lotes vagos e córregos.

“Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha e os vasos de plantas estão com água parada. Pedimos atenção especial ao bebedouro dos animais, que precisa ser lavado pelo menos duas vezes por semana”, enfatiza Amanda Fernandes.

Ações permanentes
Para manter os indícies satisfatórios e prevenir a doença, Fabriciano realiza diversas ações ao longo do ano: visita dos agentes de Endemias às residências, com orientação e eliminação dos focos de dengue; distribuição de telas para tampar caixas d’água; campanhas educativas e recebimento de pneus velhos no Ecoponto.

G1

Continuar Lendo