Publicado
9 anos atrásno
Na manhã desta quarta-feira (17), o pelotão do exército brasileiro iniciou as visitas de combate ao Aedes aegypti nos domicílios de Coronel Fabriciano. A ação começou pelos bairros Melo Viana e Morada do Vale, onde cada dupla de militar, acompanhada de um agente de endemias da Prefeitura de Fabriciano, percorreu diferentes ruas e auxiliou na eliminação de focos do mosquito e orientações aos moradores. As visitas com a presença dos militares seguem até a próxima sexta-feira (19) e ainda contemplarão os bairros Surinã, Caladinho de Baixo e São Domingos.
A chefe de seção de Endemias da Prefeitura, Amanda Fernandes, lembra que somente neste ano já foram notificados cerca de 4.200 casos de dengue no município. “Esse trabalho em conjunto com o Exército nos ajudará a reduzir os focos do mosquito de forma mais ágil. Quanto mais gente em campo, mais rápido conseguimos reter a transmissão das doenças causadas pelo Aedes aegypti”, destaca.
Vistorias nas residências
Durante a vistoria na casa da moradora Zita Ferreira, no bairro Melo Viana, a equipe de militares e agente de endemias percorreu todos os cômodos e não encontrou nenhuma irregularidade ou foco do Aedes aegypti. “Fiquei muito satisfeita em receber essa visita, pois sei que ela é para nossa proteção. Já tive dengue duas vezes, por isso não deixo água parada. Isso prejudica é a gente mesmo. Faço a minha parte e espero que todas as pessoas também ajudem”, afirma a aposentada.
Outra casa visitada foi da moradora Maria de Lourdes Silva, no Melo Viana. No local, foi encontrado apenas um recipiente atrás da geladeira com água, mas sem larvas do mosquito. “Faço a limpeza dessa vasilha toda semana e sempre coloco água sanitária para evitar problemas. Também tenho muitas plantas na minha casa, mas não deixo água nos pratinhos pra não dar vez a esse mosquitinho, que tem tirado o sossego da gente”, relata a moradora.
Blitz e orientações nas escolas
Ao longo desta quarta-feira (17), os militares e agentes de endemias também deram continuidade às abordagens educativas nas escolas municipais e realizaram blitz educativa na Praça da Bíblia, no Melo Viana. Na oportunidade, distribuíram materiais informativos e deram orientações sobre o combate ao Aedes aegypti.
Fonte: PMCF
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.