Ligue-se a nós

Notícias

Em Timóteo: A partir da próxima segunda-feira

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
I006415

PMT

O município de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 17 e 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. As campanhas acompanham o calendário nacional. Em  Timóteo, nove postos de saúde estarão abertos para a vacinação: Sede, Primavera, João XXIII, Timotinho, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro e Macuco.

O Dia D da campanha está marcado para o dia 22 de agosto. Neste dia, todas as nove unidades estarão funcionando no horário de 8h às 17h., Em Timóteo, o público alvo é de 4.787 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. No Brasil, é de 12.716.756  crianças. A meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal.

O Departamento de Saúde Coletiva  orienta aos pais e responsáveis sobre a necessidade de vacinar as  crianças menores de cinco anos, independentemente de ter sido vacinada em outra situação.  Além da vacina contra a paralisia infantil, o cartão de vacinação poderá ser atualizado com as vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina Poliomielite Inativada (VIP), Rotavírus Humano, Pneumocócica  10 Valente, Meningite C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A e DTP.

Esforço internacional

Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país. Destaca-se que em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 125 para 3 (Nigéria, Paquistão e Afeganistão). Sem esse esforço internacional, mais de 10 milhões de pessoas teriam sido afetadas pela poliomielite.
 
“Solicitamos aos pais que levem seus filhos aos postos de saúde dos dias 17/07 ao dia 31/07, para receber a vacina, e não se esqueça de levar a caderneta de vacinação  e, se possível, um xerox desta para que seja verificado se estão com as vacinas em dia”, salienta  a gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Eunice Silva Silveira. Caso esteja com alguma vacina atrasada, a criança receberá na hora a vacina que falta podendo assim ficar protegido contra várias doenças.
  

Fonte : PMT

Continuar Lendo