Publicado
9 anos atrásno
FABRICIANO – Após 16 anos, o caso da professora Zelândia Laviola Marques do Carmo, de 32 anos, chegou ao fim. Na última quarta-feira (9), o homem que foi condenado pelo assassinato dela foi preso por força de um mandado.
O CRIME
A morte da professora Zelândia ocorreu no final da década de 90 e chocou a população do Vale do Aço por causa da crueldade do crime. Consta na denúncia do Ministério Público (MP), que no dia 24 de abril de 1999, a professora estava em casa, no bairro Alipinho, em Coronel Fabriciano, com os dois filhos, de 11 e 7 anos, à época, quando um homem a mando de Edmilson assassinou a mulher.
SUICÍDIO
Durante o andamento, o processo foi desmembrado e o réu Benedito de Oliveira seria julgado separadamente. Em novembro de 1999, o acusado – que respondia ao processo em liberdade – procurou a imprensa e alegou que no dia do crime estava em Belo Horizonte acompanhando a esposa em um tratamento de saúde.
JÚRI
Edmilson foi julgado no dia 15 de fevereiro de 2011 e foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado. Na ocasião, o juiz determinou que o réu recorresse em liberdade e desde então a defesa feita pelo criminalista Jayme Rezende, que interpôs recurso um atrás do outro para protelar a prisão do acusado.
STJ
Esgotadas todas as possibilidades de recurso na 2ª Instância, o caso foi parar na Corte suprema. A defesa entrou com o Agravo em Recurso Especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2013, numa decisão monocrática, a ministra Maria Thereza de Assis Moura também negou um novo julgamento ao réu e manteve a última decisão do TJ. “Observa-se que o entendimento adotado pelo Tribunal de Justiça de origem, guarda fina sintonia com a jurisprudência consolidada neste Tribunal Superior de Justiça”, diz trecho da decisão do STJ.
Para a família da vítima que aguardou por mais de 16 anos, a prisão de Edmilson fecha um ciclo de angústia, ansiedade e sentimento de impunidade. Marilene Marques, irmã de Zelândia ainda lembrou da participação do jornalista Rodrigo Neto no caso.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.