Publicado
10 anos atrásno
No dia 12 de março diversos alunos do IMETT – Instituto Municipal Técnico de Timóteo, no Novo Horizonte, decidiram fazer uma paralisação e protestaram em frente à escola, devido às condições do estabelecimento. A iniciativa seguiu à reclamação de uma mãe, publicada no Blog do Silas, onde o alvo principal da sua revolta era, exatamente, a quadra da escola, cujas obras estavam paralisadas há anos.
Os alunos ousaram. Foram para a rua. A cúpula da Administração do Município ficou em polvorosa. O Blog do Silas foi acusado por um membro do alto escalão do governo Keisson de ser o responsável pelo movimento. Houve uma tentativa de impedir o Blog de ter acesso ao interior da escola. Depois de insistir, o editor do site foi autorizado a adentrar o estabelecimento mas apenas para ouvir “abobrinhas” concebidas com intimidação que tinha gosto de megalomania, temperada com autoritarismo, e arrogância de um quarteto. Naquela hora Hitler deu um espirro na sepultura.
Portando cartazes e gritando palavras de ordem, condenando a situação da escola, os alunos se recusaram a entrar para as salas de aula.
A manifestação foi pacífica e, segundo alguns estudantes, teve início por volta das 7h. Eles percorreram, segurando alguns cartazes, as ruas que circundam o estabelecimento e se dirigiram para a porta principal do prédio, onde ensaiaram algumas manifestações sonoras como, por exemplo, “queremos o prefeito e não a Polícia”. Uma viatura policial permaneceu por alguns minutos no local para garantir a segurança dos alunos que participavam do protesto.
Pouco dias depois da lição de ousadia dos alunos, o prefeito fez uma visita ao estabelecimento, acompanhado pelos secretários de Educação, Cecília Siqueira, de Obras, Galba Gomes, e, curiosamente, por um vereador. O prefeito entrou em algumas salas, conversou com os alunos, ouviu as reivindicações e respondeu os questionamentos. Depois visitou as demais dependências da escola. Logo após, o prefeito traçou algumas estratégias com a equipe diretiva da escola e com os secretários presentes.
O que se esperava daquela atitude dos governantes, que sucedeu à manifestação dos alunos, era que suas reivindicações seriam pronta e cabalmente atendidas.
Decorridos alguns dias da visita oficial, as obras de cobertura da quadra, pela empresa AGIL, foram retomadas, “após o governo federal liberar o recurso”, como publicado no portal da prefeitura. “E as obras de reforma, que incluem pintura e reparos, já foram iniciadas”, dizia um trecho da reportagem publicada no portal da PMT.
Porém, sete meses depois a quadra continua sem poder atender os alunos.
Um morador do bairro Novo Horizonte, vizinho ao estabelecimento, entrou em contato com o Blog do Silas para falar sobre a situação. “A quadra da escola Imett, já está sendo reformada há muito tempo e ainda não foi concluída a obra. É um grande descaso com os alunos, a comunidade e os cidadãos que pagam pela falta de seriedade e compromisso político dos governantes (vereadores e prefeito ) com nosso município”, disse o morador, que enviou fotos da situação atual da quadra.
Em contato com este morador, na tarde desta segunda-feira, ele reiterou sua preocupação com os rumos que as obras de reforma do local tomaram. Para ele é preciso que a Administração cumpra o prometido aos alunos e que o início das obras não tenha sido apenas uma encenação para “esfriar os ânimos dos alunos”. Esfriar, aliás, não é matar.
Fotos envidas ao Blog do Silas pelo morador do Novo Horizonte
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.