Ligue-se a nós

Notícias

Violência em Timóteo. Adolescentes confessam que mataram homem no Macuco.

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
I096116

Wôlmer Ezequiel

 Militares da 85ª Companhia de Timóteo apreenderam nesta terça-feira (3) três menores de 18 anos envolvidos na morte de Cosme Damião Venceslau, 52, executado com dois disparos na cabeça na segunda-feira, 2, na casa onde morava no bairro Macuco. Os adolescentes de 16 e 17 anos confessaram o crime, foram ouvidos pela Polícia Civil e levados à Justiça, que determinará as medidas socioeducativas que cumprirão pelo homicídio.

No começo da noite de segunda-feira, Cosme Damião Venceslau foi encontrado morto na cozinha da casa onde morava na rua Pintassilgo, no bairro Macuco. Informações apuradas pela polícia apontam que ele fora assassinado ainda na manhã de segunda-feira, por volta de 11h.

O corpo foi encontrado pelo cunhado da vítima que passava pelo local, por volta de 18h30, e achou estranho o portão da residência estar aberto. O acesso à casa sempre estivera trancado, além de contar com o monitoramento de três câmeras de segurança. A testemunha entrou na residência chamando por Cosme, que não respondia. Na cozinha, o homem foi visto caído no chão, já sem vida e com duas perfurações na cabeça.

A polícia foi acionada e o corpo recolhido ao Instituto Médico-Legal. Populares revelaram terem ouvido estampidos pela manhã e, em seguida, dois adolescentes teriam deixado a casa da vítima. Do imóvel, foi levado somente o “Stand Alone”, o aparelho que faz a gravação das imagens feitas pelas câmeras de segurança. Para auxiliar as investigações, a polícia recolheu a CPU de um computador, um telefone e um caderno com anotações da vítima.

O sargento PM Jaime Siqueira informou que a CPU da vítima foi recolhida após orientação da perícia. Isso porque havia, dentre outros, materiais de cunho pornográfico. Após o corpo ser localizado, informações recebidas pelo 190, além dos relatos colhidos próximos ao local do crime, apontaram a identificação dos autores do homicídio. “Fizemos um cerco no bairro Macuco. Na manhã dessa terça-feira, localizamos dois menores de 18 anos, irmãos, que participaram efetivamente do homicídio e um terceiro adolescente, que esteve na cena do crime e colaborou”, detalhou o policial. A arma utilizada no crime não foi localizada, uma garrucha calibre .32.

 A reportagem conversou com os adolescentes. Eles disseram que articularam a morte de Cosme Damião por supostamente sofrerem assédio sexual e terem sido vítimas de agressões físicas. Os menores de 18 anos iam frequentemente à casa da vítima para jogar videogame, contaram. A relação de proximidade também existia devido ao homem ser proprietário de uma “lan house”, local frequentado pelos adolescentes. Conforme a polícia, a versão dada pelos adolescentes é contestada por vizinhos e conhecidos da vítima, que afirmam que o homem sempre foi bem visto por todos.

O comissário de menores Roberto Luiz Gomes disse à reportagem que o destino dos adolescentes depende da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Eles poderão ficar temporariamente apreendidos na unidade prisional do município, em ala especial e, caso a Justiça peça o acautelamento em centro socioeducativo e existirem vagas, eles cumprirão as medidas nos referidos abrigos. Caso contrário, podem cumprir pena domiciliar, com a supervisão do Juizado de Menores e polícia.

Portal Diário do Aço

Continuar Lendo