
Na quarta-feira (29), juntamente a Ipatinga e Santana do Paraíso, Timóteo celebrou mais um ano de emancipação política. Eventos esportivos e shows com artistas locais integraram as comemorações no município. No entanto, a comunidade não pôde contar com um dos eventos mais tradicionais realizados durante as comemorações do aniversário da cidade. O encontro dos motociclistas de Timóteo, realizado pelo motoclube Águias do Vale do Aço, há sete anos reúne milhares de pessoas em praça pública.
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.
A ausência do evento nas comemorações foi lamentada nas ruas da cidade e nas redes sociais. O motivo foi a falta de apoio da prefeitura que ao longo dos últimos cinco anos sempre contribuiu financeiramente para a realização. “O encontro é um evento que congrega pessoas de diversas cidades que acompanham e participam de encontros pelo estado e país e que gostam muito de motociclismo. Estive em diversas edições do encontro e sempre foi um ótimo evento para Timóteo. Iria ficar na cidade durante o feriado se o encontro fosse acontecer. Quando soube que não ia acontecer, decidi viajar”, diz o motociclista André Lopes.
De acordo com o presidente do motoclube Águias do Vale do Aço, Marco Antônio Maduro, a parceria com a prefeitura não se concretizou devido à falta de diálogo com a administração municipal. Ele informa que desde janeiro procurou conversar e dialogar com o secretário de cultura e com o prefeito. “Porém nunca fomos atendidos. O diálogo simplesmente não ocorreu”, diz.
A falta de colaboração do município gerou insatisfação de participantes e segmentos da comunidade. Integrantes do grupo chegaram a se manifestar nas ruas com pedidos de apoio à prefeitura. O governo municipal informa que chegou a receber os organizadores do evento e ofereceu auxílio para a realização do evento, mas que os não houve interesse pela oferta. No entanto, de acordo com os integrantes do grupo, isso nunca aconteceu. Eles disseram que até o ano passado tiveram todo o apoio do então secretário de Cultura, Ruben Ramos. Já neste ano, não chegaram a ser recebidos pelo prefeito em tempo hábil para a inclusão do evento na programação do aniversário da cidade.
Esperança
Ainda de acordo com os organizadores, apesar de não ter contado com o apoio da administração neste ano, eles continuarão a buscar sua realização junto a prefeitura nos próximos anos. Eles informaram também que o diálogo com a prefeitura tem evoluído e o encontro pode ser realizado ainda neste ano. A realização do evento sempre contribuiu com o estímulo à economia. Além de contar com a participação de centenas de moradores da cidade e do Vale do Aço, o encontro recebe um alto número de integrantes de motoclubes de outras cidades. A presença de turistas no município movimenta desde o setor de hotelaria ao comércio local. “Durante a realização do evento, é normal que o hotel fique sem vagas, pois a demanda por quartos é bem alta nessa temporada”, diz Altair Neves Azevedo, recepcionista de hotel do centro-comercial de Timóteo.