Ligue-se a nós

Notícias

Nível do Rio Piracicaba sobe e deixa população em alerta no Vale do Aço

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
20160118052119

Régua pluviométrica já está próxima aos quatro metros no Rio Piracicaba (Foto: Patrícia Belo / G1)

O volume de água do Rio Piracicaba, na região do Vale do Aço, aumentou 390% até a manhã desta segunda-feira (18), e a situação de emergência, segundo o Defesa Civil de Coronel Fabriciano e a secretaria de Obras, Habitação e Defesa Civil de Timóteo. Os órgãos das duas cidades já auxiliaram a população ribeirinha para que deixem as casas até a situação se normalizar.

Desde às 22h de domingo (17) as comportas das Usinas Hidrelétricas que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba na região Leste de Minas foram abertas para o escoamento da água. Segundo o chefe da Defesa Civil de Coronel Fabriciano, Irnac Valadares, até às 13h desta segunda,o nível do rio deve transbordar e inundar as casas.

“As comportas das usinas hidrelétricas de Sá Carvalho, Jacui e Brecha foram abertas, e essa água ainda não chegou no trecho do rio entre as cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano. O volume do rio deve aumentar ainda mais, fazendo o rio transbordar”, esclarece.

Ad 22
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.

Irnac Valadares disse ainda que pela manhã o volume da água do rio estava em 490 metros cúbicos, e a cota para transbordar é de 520. “O normal do Rio Piracicaba é 100 metros cúbicos. Já orientamos os moradores para deixarem as casas”. De quinta-feira (14) até a manhã desta segunda choveu o equivalente 50 mm e a previsão é de que chova mais 100 mm até a próxima quarta-feira (20). “O nível da chuva vai dobrar. Nossa régua pluviométrica já está próxima aos 4 metros, e até o fim do dia deve atingir seis metros”, explicou.

O chefe da Defesa Civil e o secretário de Obras, Habitação e Defesa Civil de Timóteo estão monitorando a situação dos municípios. Segundo eles, em Fabriciano, moradores dos bairros Mangueiras, Amaro Lanari, Prainha, Santa Terezinha II e Manoel Domingos devem ficar em alerta. Já em Timóteo, a maior preocupação é com os moradores do Distrito de Cachoeira do Vale e do Bairro Santa Rita.

Risco de deslizamento
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC/MG) alerta para o risco de deslizamento de terra nos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, além de outras cidades do estado. De acordo com a Cedec, são esperadas para os próximos quatro dias chuvas com volumes superiores a 100 milímetros em Minas, com risco de inundação e enxurradas em Coronel Fabriciano.

Nível da água está na manhã desta segunda-feira (18) em 490 metros cúbicos (Foto: Patrícia Belo / G1)Volume de água na manhã desta segunda-feira (18) estava em 490 metros cúbicos (Foto: Patrícia Belo / G1)
Fonte: G1

Continuar Lendo