Publicado
11 anos atrásno
Os 51 anos de fundação do círculo de oração da Assembleia de Deus, sede, de Coronel Fabriciano, mereceu uma comemoração fantástica, que cravará nos umbrais da história desta congregação um marco indelével não só pelos janeiros que evidenciam a longevidade da organização quanto pelo estilo com que esta longevidade foi celebrada.
No sábado as festividades foram iniciadas. O evento reuniu os círculos de oração da regional da sede, que formaram um grande coral que chamou a atenção pela quantidade de suas integrantes, todas uniformizadas magistralmente.
Acompanhado de uma orquestra, resultado da seleção de músicos de várias congregações de Coronel Fabriciano, sob a regência do maestro Elias Eduardo, o grande coral apresentou hinos avivados e com unção, típica de quem leva a vida em oração, caso das mulheres que cantavam sob lágrimas, glórias a Deus e aleluias, contagiantes para todo o ambiente. Ali se via a recompensa de tantos ensaios que precederam ao evento.
O Pr. Junior Calais, ex-diretor da Missão Boas Novas, numa demonstração de espírito democrático e valorização das senhoras que buscam em oração as bênçãos para o ministério, permitiu que duas das líderes do grupo aniversariante, Diléa e Ana, conduzissem a liturgia do culto, a primeira no sábado e a outra no encerramento.
Além dos hinos, um deles acompanhado de uma apresentação teatral, o quilate espiritual e de conhecimento do pregador convidado, Pr. David Valcacio e a cantora Fabiana Rosa, sua esposa, contribuíram decisivamente para o regozijo que, sem dúvida, ficou como uma das marcas das festividades.
David Valcacio, avivalista e conservador dos princípios que deram norte à história das Assembleias de Deus em termos de mensagem, foi profundo em sua preleção e um dos temas escolhidos por ele, no domingo, data do encerramento, foi um daqueles deixados de lado nos púlpitos de várias igrejas atualmente. Valcacio, com intrepidez, falou sobre a vinda de Jesus. Seus conhecimentos gerais o denunciaram como um homem extraordinariamente atualizado com cifras, datas e estatísticas de fatos recentes que ele elencou como sinais da volta de Jesus.
Suas mensagens, durante os dois dias, foi precedida pela unção dos louvores executados por Fabiana, um ex-dacarina que teve presente em alguns programas famosos como, por exemplo, do apresentador Raul Gil. Com gestos cadenciados, a cantora fez de suas músicas instrumentos de elevo para a alma de quem as ouviu, num contraste gritante com seu passado, quando fazia mal à alma de tantos que a aplaudiam em seus shows pelo Brasil afora.
O que dizer das mensagens do Pr. David além do que já foi dito? Dizer que foram proferidas por um jovem de postura simples, porém corajoso no enfrentamento de questões como, por exemplo, a situação da desvalorização de temas capazes de despertar a verdadeira espiritualidade nos seus ouvintes, não apelando pelo marketing de se falar aquilo que um público, supostamente, prefere ouvir. Sem heresias, modismos, chibatadas em adversários e afagos em bajuladores, Pr. David Valcácio, certamente, caiu na graça do público presente nas festividades em Coronel Fabriciano e daquele ministério, que tem critérios rígidos para aprovar a presença em seus púlpitos de pregadores que não pertencem aos seus quadros de ministros.
As comemorações do último fim de semana, portanto, em Coronel Fabriciano, além de sublinharem a competência e vocação de líderes como Ana e Diléa, e realçar a visão de homem de Deus como o Pr. Junior Calais, foi uma demonstração de união entre as mulheres da regional da sede de Coronel Fabriciano. E união foi, também, o que se viu em outras mulheres que ali estiveram em caravanas vindas do Rio de Janeiro, reunidas na sigla que identifica a União Feminina das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro. Atuantes, desenvoltas e criativas, as visitantes, que merecem muito mais a definição de “colaboradoras” do que visitantes, contribuíram com a beleza e o encanto da festa, cujo fim, como se deve ser em qualquer evento que se preze em uma igreja, teve um saldo de conversão de almas. Foram 51 anos que não acabarão mais.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.