Ligue-se a nós

Notícias

Ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra morre em BH

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
Ad 21

image

Morreu neste domingo (4), em Belo Horizonte, o ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, aos 58 anos. Ele lutava contra um câncer. O político era natural do Rio de Janeiro, e fez carreira política em Sergipe.

José Eduardo Dutra também fez parte da coordenação da campanha de Dilma Rousseff em 2010. Atualmente, ele era o primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

O velório está marcado para às 10h desta segunda-feira (5), no Funeral House, bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH.

O enterro será à tarde, no cemitério Parque da Colina, na região Oeste. 

Histórico

José Eduardo Dutra, que nasceu no Rio de Janeiro, mas fez carreira política em Sergipe, assumiu a presidência do PT em 2010, mas ficou no cargo apenas até abril de 2011, devido a problemas médicos. No seu lugar, assumiu Rui Falcão, o atual presidente da sigla.

Também trabalhou como um dos coordenadores da campanha da eleição de Dilma Rousseff, em 2010, ao lado de Antonio Palocci e do ministro da Justiça. José Eduardo Cardozo. Dutra foi presidente da Petrobras, tendo assumido o cargo, em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo substituído em julho de 2005 por José Sérgio Gabrielli.

Depois, ele retornou à empresa em 2007, como presidente da BR Distribuidora, deixando o cargo em janeiro de 2009 para disputar a presidência do PT, quando foi eleito. Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, entre 1989 e 1994, e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990.

Em 1994, foi eleito senador por Sergipe. Atualmente era o primeiro suplente do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE).

O Tempo

Continuar Lendo