Publicado
10 anos atrásno
Cartazes, balões, música e coreografias. Dias depois de mais um homicídio, mais furtos e tiroteios, o Centro de Itabira foi colorido de branco por membros da Igreja Assembleia de Deus. Durante a tarde desde domingo, 5 de abril, evangélicos e autoridades municipais saíram às ruas em mais uma caminhada pela paz no município.
Cerca de 700 pessoas participaram do manifesto. O prefeito Damon Lázaro de Sena esteve presente. Ao lado dele, estiveram mais de uma dezena de secretários municipais. Os vereadores Paulo Soares (PSB) e Sueliton Sousa (Pros), que é assembleiano, também encorparam a passeata.
Divididos em blocos bem ensaiados, os evangélicos marcharam da Igreja Assembleia de Deus, na rua Dona Eleonora, até a praça Acrísio de Alvarenga. As autoridades municipais e os pastores seguiram à frente do grupo. Eles passaram pela avenida João Pinheiro e chamaram atenção na principal via da cidade. Ao fim do trajeto, alguns membros da igreja deram as mãos e contornaram a praça em um abraço simbólico.
Para o pastor Luiz Henrique, a marcha é uma maneira de sensibilizar a sociedade para uma causa comum. “Tanta violência a gente tem visto em Itabira. Outro dia tivemos o 11º homicídio do ano. Violência doméstica, violência infantil, suicídio. Alguém tem que reagir. Nós oramos e pedimos a Deus. Achamos importante fazer essa marcha para causar um impacto na sociedade. Nós esperamos que outros também se organizem para ajudar que a gente tenha mais paz em Itabira”, destacou.
O prefeito Damon elogiou a participação de todos e pediu que a sociedade divida com o poder público a incumbência de ter menos violência na cidade. “Nos detalhes mais simples a violência está se expressando. A caminhada pela paz é uma forma de mostrar para a sociedade que nós estamos atentos a esses processos. O prefeito está atento, mas sozinho não vou resolver tudo. Eu tenho o poder na mão, que ajuda, mas, infelizmente, isoladamente não vou resolver tudo. Só vamos resolver tudo se construirmos isso a várias mãos”, disse. “Temos que lembrar que nada neste mundo acontece se não existir o respeito de uns para com os outros. Estamos neste mundo para cuidar uns dos outros. A vida é curta para a gente torná-la insignificante”, filosofou o prefeito de Itabira.
Ao fim da marcha, houve pregação e bençãos na praça Acrísio. O evento foi encerrado com shows evangélicos de grupos de Itabira e de outras cidades.
Fonte: DeFato/Rodrigo Andrade
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.