Publicado
11 anos atrásno
As imagens que ilustram esta matéria se referem ao trabalho missionário desenvolvido pelo Pr. Edson dos Santos, irmão da cantora Débora.
Há cerca de 14 anos, quando o brasileiro Edson Rodrigues da Silva, à época morador do bairro Ana Moura, em Timóteo, decidiu deixar o país e ir para a África, ele só não deixou muitas saudades para seus familiares e amigos como, também, fez, com sua atitude, nascer um sonho em uma de suas irmãs, a hoje cantora Débora Elisa, do Recanto Verde, de conhecer aquela nação, tão famosa pelas dificuldades enfrentadas por sua população.
Durante muito tempo, o sonho de Débora veio sendo acalentado em banho-maria. Porém, ha aproximadamente três anos, a cantora o tirou desse processo lento e o colocou no forno, muito aquecido, por sinal. A partir daí, Débora iniciou seus preparos para a viagem à África. Ela convidou uma amiga, a cantora Lucileia, do Novo Tempo, e sua irmã Marina para irem consigo. As duas toparam e o sonho da cantora passou a ser o de mais essas duas pessoas.
Débora contou que, desses três anos para cá muitos empecilhos foram surgindo para impossibilitar a viagem e ela continuar apenas como um sonho. A cantora enumerou alguns desses embaraços. Disse que sua irmã chegou a ser internada numa UTI, após um diagnóstico de leucemia crônica. Com relação a Lucileia, Débora disse que ela enfrentou a enfermidade e morte da mãe, no ano passado, além de problemas referentes à saúde de algumas de suas funcionárias. Por último, uma delas, a Geralda (esposa do Pr. Davi Mendes) capotou o carro.
A despeito desses fatos, o certo é que Débora, a irmã e a amiga estão em contagem regressiva para o dia da realização do grande desejo de conhecerem a África. No próximo dia 5 de novembro, às 18h30, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, elas irão embarcar rumo a Maputo, onde deverão chegar por volta das 11h do dia seguinte e, em Iambane (Moçambique) na casa do Pr. Edson, onde ficarão hospedadas, somente sete horas depois.
Débora está ciente, e muito, do que irá ver enfrentar em destino. “Ficarei ali comendo folhas de mandioca, porque a mandioca é muito caro; só vai dar para comer a folha e banana cozida”, adiantou a cantora, que permanecerá naquele país durante 30 dias.
A brasileira do Recanto Verde não irá fazer turismo e nem vender cd, como fez questão de salientar em conversa com nossa reportagem. “Nossa intenção, primeiro, é fazer a obra do senhor e, depois, participarmos da grande Marcha para Jesus e louvar por todos os lados. “Estou indo com intuito de levar a semente, que é a palavra”, pontuou Débora que pretende, ainda, visitar lugares distantes onde seu irmão pregou e contabilizou várias conversões. “Meu irmão vai nos levar 5 horas a pé para irmos na casa de uns irmãos. Entre esses, a cantora destacou um casal que, ao ser evangelizado pelo missionário Edson, perguntou se Jesus era um refrigerante maior do que a coca-cola.
O missionário Edson, que é casado com a africana Lurdes Silva, irá, a partir do relato da sua irmã, hospedar gente com veio missionário e que está disposta a ajuda-lo, naqueles 30 dias a ganhar almas.
Débora conhece, também, a condição das pessoas que irá conhecer nessa viagem. “Os irmãos lá não têm a mínima condição de comprarem nada; eles passam fome. Meu irmão faz blocos de tijolos balaústres, com formas que meu marido fez e ele levou. “Quando a gente fala de jesus eles pedem comida e dizem que estão com fome. Então, me sensibilizei a fazer um lanche”, disse . Por isso, Débora não irá levar apenas os olhos para chorar diante dessa e de outras situações que irá encontrar. Ela está se preparando para levar algo para, principalmente, as crianças carentes que irá conhecer. Foi exatamente por isso que ela, na inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do bairro Limoeiro, no último dia 22 de setembro, foi uma das primeiras a chegar para garantir um lugar privilegiado para vender chup-chup, cuja renda, disse, “servirá para comprar lanche para os pequeninos africanos”. A cantora lembrou-se de pessoas que estão ajudando-a. Segundo revelou, um desses colaboradores é o Sargento, Pb. Edwilson, do Limoeiro, que doou três faixas que serão utilizadas na Marcha para Jesus, dia 16 de novembro.
Se você desejar “viajar” com o trio, ou seja, colaborar para que ali as três servas de Deus possam dar um pouco para quem não tem nada, aqui está a forma através da qual você poderá demonstrar seu amor por aquelas vidas.
Deposite qualquer quantia na Caixa Econômica Federal
Agência 2296
Operadora 013
Conta/poupança 000 54748-2
Débora Elias Martins da Silva.
Celular 31 87310250
As irmãs, a quem desejamos boa viagem, agradecem!
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.