Publicado
10 anos atrásno
A busca pela paz e a importância da sua preservação entre homens e mulheres foram alvo de uma caminhada na manhã desta sexta-feira, na cidade. Alunos da Escola Estadual Leôncio Araújo, acompanhados de pais, convidados, professores e direção da escola, percorreram as principais ruas e avenidas que separam o estabelecimento, no bairro João XXIII, e a Praça do Coreto, no Centro Norte, onde eles se concentraram para ouvirem as mensagens de um pastor e um representante da Igreja Católica.
O ato encerrou a programação da “Semana de Educação para a Vida”, promovida pela escola, inciada no dia 30 de novembro.
Com bandeiras, cartazes e faixas, os manifestantes, apoiados por uma viatura da Polícia Militar e um carro se som do Metasita, seguiram na “Caminhada para a Paz” e, por onde passavam, eram saudados por populares. Alguns de mãos e braços dados, deixavam, talvez sem saberem que o faziam, representado, no gesto, a apelo pela paz, cuja ausência tem separado homens e mulheres e tornado nações inimigas.
O entusiasmo das professoras que caminhavam com suas respectivas turmas era contagiante e soava como um troféu de reconhecimento pelos esforços empreendidos a favor do evento.
Uma cena que chamou a atenção, dentre outras, durante a manifestação dos alunos, foi quando, ao passarem pela avenida Almir de Souza Ameno, no Funcionários, um senhora, da janela de um edifício, acenava com um pano branco, vibrando como se estivesse entre aqueles adolescentes e crianças que exaltavam o valor de um sentimento que preserva amizades e une seres.
Na Praça do Coreto, o pastor Renatinho, da CIA – Centro Internacional de Avivamento – representando os evangélicos, destacou a importância da iniciativa da direção e professores da Escola Leôncio Araújo em cultivar, com aqueles alunos, a paz, e promoverem o ato que ressaltou a dedicação dos seus organizadores pelo tema. Renatinho encerrou sua participação com uma oração.
O representante da Igreja Católica, Antônio Marcos Martins, que preside o Metasita até 2019, em sua fala, enfatizou a influência que exerce sobre a criança o que lhe é ensinado. Antônio Marcos disse que, para os futuros governantes serem homens e mulheres dignos, é preciso ações como aquela que ele presenciava ali, onde valores e sentimentos, como a paz, estavam sendo difundidos entre jovens e adolescentes como elementos essenciais na relação da sociedade. A exemplo do pastor, o representante da Igreja Católica encerrou sua participação com uma oração, a do “Pai Nosso”.
Os alunos, organizados novamente da forma como chegaram ao local, retornaram para a escola, percorrendo algumas ruas diferentes daquelas pelas quais passaram até ao Centro.
Ao se aproximarem do prédio da escola, no João XXIII, a pedagoga Ângela anunciou o fim da caminhada, agradecendo a todos pela participação no ato.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.