Publicado
9 anos atrásno
Maria Ribeiro Prestes, viúva do líder comunista Luíz Carlos Prestes, esteve em Timóteo na noite desta sexta-feira (21), no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, para um depoimento literário, seguido de sessão de autógrafos. Ela esteve no município para lançar o livro “Meu Companheiro, 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”.
A obra é um relato histórico de Maria Prestes, uma mulher de origem humilde, nordestina, filha de comunista, que desde a infância, nos anos 30 do século passado, assumiu a militância política e dedicou todos os seus dias, como dedica ainda hoje, a lutar por um Brasil melhor. Por isso, teve que viver décadas na clandestinidade, mudar de nome, se afastar completamente do convívio da família e até esconder dos próprios filhos quem era o verdadeiro pai deles, apresentando-o como se fosse um tio. A razão não poderia ser mais forte na época: seu companheiro era o comunista mais importante e famoso do Brasil, Luiz Carlos Prestes.
Neste livro, Maria conta a sua vida, de forma contagiante. Ela revela não apenas a sua trajetória pessoal e a relação de quatro décadas com Prestes, mas, sobretudo, apresenta o ponto de vista de uma mulher talentosa e guerreira sobre um período importante da história do Brasil.
A visita a Timóteo da viúva ilustre foi apoiada pelo deputado Celinho do Sinttrocel, e pelo o PCdoB Vale do Aço
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.