Publicado
10 anos atrásno
A proposta de dois dos jovens da Igreja Batista Apostólica Memorial de Timóteo não é indecente. É descente e agrada muita gente, crente ou não crente.
Kesley e Felippe, depois de quatro meses orando, buscando direção e confirmação de Deus, a começar pelo nome do empreendimento, decidiram abrir uma lanchonete no bairro John Kennedy, ao lado do supermercado Siqueira. As portas do estabelecimento foram abertas na segunda-feira passada e, nesta sexta-feira, foi inaugurado o estilo que deverá ser uma das marcas fortes do local, música gospel ao vivo, sempre com nome de gente comprovadamente talentosa. A intensão dos dois rapazes é de manter e conferir qualidade tanto ao que é servido no estabelecimento quanto ao que será oferecido em todos os aspectos ao público.
Mas não é só este tipo de música que irá caracterizar o comércio como sendo de propriedade de dois evangélicos. “Não iremos vender cerveja e nem cigarro”, prometeu um deles, afirmado que o diferencial do estabelecimento é exatamente a coerência entre a vida dos proprietários e o tipo de negócio que abriram.
Felippe disse que antes de decidir, com o amigo, abrir o negócio, eles oraram e pediram orientação a Deus, inclusive no detalhe do local e o nome da lanchonete. Segundo o rapaz, que se prepara para casar em abril próximo e é o líder dos jovens da IBAM, o nome “King Lanches” é o que ele e seu sócio pretendiam, de fato, colocarem no comércio. Mas, seguindo a decisão de não fazerem nada que não fosse aprovado por Deus, pediram a Deus uma confirmação. Alguns dias depois, um jovem, conversando com os donos, sugeriu o nome “King Lanches”. A partir dai, então, Felippe e Kesley não tiveram nenhuma dúvida e batizaram o negócio com o nome, que significa “rei do lanche”. Outro detalhe, que na visão de um dos proprietários foi uma prova de que Deus está no negócio, é a forma como conseguiram alugar o imóvel. Conforme o moço, pouca conversa bastou para que a negociação fosse concluída com sucesso.
Um detalhe interessante, ressaltado ao longo da entrevista concedida por Felippe, foi a participação decisiva do seu pastor, o Nordinei, em todo o processo, desde o início das orações até o fechamento do contrato do aluguel. O religioso, muito querido em seu ministério e tido pelos jovens da denominação como um ícone, tanto espiritual como socialmente, não deu sua contribuição apenas até esse estágio. Segundo o que Felipe disse, o pastor continua orando pelo sucesso do comércio e incentivando os jovens da IBAM a apoiarem os amigos. Nesta sexta-feira, por exemplo, uma turma da igreja chegou ao local, por volta das 20h30 e deu o tom de como vai ser o dia a dia da lanchonete. Pelo visto, agora os membros da IBAM, em especial, descobriram uma forma e um local de estenderem a união que eles preservam entre si e farão da King Lanches uma extensão dos seus lares.
A estreia da música ao vivo foi com Marquinhos Black, da Igreja Apostólica Ágape, em Timóteo, que cantou acompanhado do irmão Marcone, na percussão e outros instrumentos.
Marquinho deu ao ambiente a leveza que realçou a paz que reinava entre os presentes. Ao contrário do que ocorre normalmente em ambientes semelhantes, com gritarias, discussões e até vias de fato, a King Lanches esbanjou motivos para cair na graça dos evangélicos de Timóteo e dos não evangélicos, aqueles que desejam uma casa com conotação familiar e onde se falar de Deus é a regra e não rara exceção.
Alguns dos frequentadores do local avaliaram como altamente positiva a decisão dos dois rapazes de inaugurarem em Timóteo um ambiente onde se possa fazer um lanche e se possa, de certa forma, alimentar, também, o espírito, com palavras confortadoras e edificantes e com músicas que tendem a tocar a alma.
O desafio está lançado e Kesley e Felippe não se intimidarão com possíveis plágios e críticas que eventualmente surgirem devido ao caráter exclusivo dos seus negócios. No pouco tempo de conversa com os dois, foi possível aferir a coragem e a criatividade deles. O desafio é para eles e o benefício é para os evangélicos da cidade. Afinal, a King Lanches começa e encerra suas atividades diárias com oração. Quer tempero melhor?
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.