Publicado
2 anos atrásno
Ainda sem conseguir se recuperar do caos que se instalou no norte do estado em função das chuvas trazidas pelo ciclone, que deixaram mais de 40 mortos, o Estado do Rio Grande do Sul enfrenta novos alagamentos, agora nas cidades ao sul e oeste, castigados por novos temporais.
Algumas cidades da região acumularam até o final da madrugada desta sexta 182 mm, como Canguçu, Pedro Osório e Capão do Leão.
Na cidade de Alegrete. O rio que atravessa a cidade subiu mais de 10 metros e a defesa civil do estado começou a retirar as famílias de suas casas temendo uma catástrofe semelhante a que ocorreu em Mução.
O volume de chuvas medido ontem em áreas como Pelotas e Rio Grande ficaram acima de 150 mm, acima da média de chuva para o mês de setembro inteiro.
Essas duas cidades enfrentaram extensos alagamentos durante a madrugada desta sexta-feira e o bombeiros tiveram que fazer uso de barcos para socorrer a população ilhada. Veja os vídeos gravados por moradores locais:
🔴 AGORA | Cidade de Rio Grande, no Sul gaúcho, está alagada nesta noite. Estação oficial aponta 114 mm, mas medições particulares indicam mais de 150 mm. A média histórica de chuva de setembro inteiro é de 111 mm. pic.twitter.com/mRcCxIWQoo
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 7, 2023
TEMPO | Chuva excessiva no Sul gaúcho causa inundações em Pinheiro Machado. Água cobre pontes no interior do município do Sul do estado. 📷 Cássio Câmara pic.twitter.com/AwjfF5CVcO
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 8, 2023
Nesta sexta-feira, uma nova frente fria se formou no sul do país, a segunda em apenas uma semana, trazendo mais instabilidade para toda região. Essa nova área vai expandir as nuvens carregadas também por Santa Catarina e Paraná, segundo a meteorologia, e as chuvas devem atingir até Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Em Santa Catarina e Paraná a formação de nuvens cumulonimbus deve provocar chuvas fortes e volumosas, com raios e fortes rajadas de vento. Em alguns locais, pode cair granizo.
Por Metro World News
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.