Ligue-se a nós

Geral

Sintoma ‘sinistro’ de Covid longa deixa pacientes com pernas azuis e intriga cientistas

Publicado

no

Foto: Reprodução/Medpagetoday/N
Compartilhe esta publicação

O relato de um caso intrigante de Covid longa tem intrigado médicos de todo o mundo. Um artigo científico publicado ainda esta semana no “The Lancetabre” mostrou o caso de um homem inglês, de 33 anos, que ficou com a perna azul após pegar Covid-19.

O homem disse que nos últimos 6 meses sente suas pernas progressivamente pesadas, formigando e coçando, e então do dia para a noite elas ficaram “escuras”.

Além disso, uma pequena bolinha aparece ocasionalmente em seus pés. O mais intrigante da história é que as pernas do homem voltavam à cor normal e os sintomas desapareciam quando ele se deitava.

Nafi Iftekhar, residente de reumatologia na Universidade de Leeds, na Inglaterra, disse que o que o homem tem é chamado de “disautonomia secundária à infecção por SARS-CoV-2 e associada a COVID longo”.

Iftekhar explica em seu artigo que a descoloração da perna é um acúmulo venoso e orientaram que o paciente tomasse mais líquidos.

Já o médico infectologista Bruce Hirsch, da Northwell Health em Manhasset, Nova York, disse que o sintoma das pernas azuis é encontrado em pessoas com complicações a longo prazo causadas pela Covid-19.

“Covid longa é um termo nebuloso e provavelmente agrupa várias condições díspares sob este rótulo”, declara.

Por ND Mais.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *