Publicado
1 ano atrásno
O corpo humano necessita diariamente de uma série de nutrientes essenciais para seu bom funcionamento, incluindo as vitaminas. Destaca-se a vitamina D, que tem papel fundamental em diversos processos corporais, como a absorção de cálcio e fósforo, seguro para os ossos, além de ser determinante na prevenção e redução de algumas doenças.
Estudos científicos têm demonstrado, por exemplo, que ela pode auxiliar no combate ao crescimento de células cancerígenas, reduzir processos inflamatórios e ainda barrar infecções. No entanto, ainda precisamos entender mais sobre o papel dessa vitamina em nosso corpo, principalmente quando se trata do aparecimento de sintomas da sua deficiência.
Os sinais do déficit de vitamina D no organismo podem ser facilmente ignorados. Contudo, se não tratada, essa carência pode levar a problemas sérios de saúde. No geral, os principais sintomas são:
Sonolência: está diretamente vinculada aos baixos níveis dessa vitamina, que acabam influenciando o padrão de sono por aumentar os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. Isso faz com que a pessoa sinta cansaço com mais frequência e tenha ciclos de sono interrompidos.
Dor nos ossos: um dos sinais mais claros de falta de vitamina D é a dor óssea, muitas vezes confundida com cansaço ou overtraining. Essa deficiência pode levar a uma diminuição da massa óssea, provocando fraturas e quedas frequentes.
Sim, a deficiência dessa vitamina pode propiciar o surgimento de infecções frequentes. Por ter um papel fundamental no sistema imunológico, seu déficit deixa o corpo mais vulnerável a diferentes tipos de patógenos. Estudos já demonstraram que baixos níveis de vitamina D associam-se ao maior risco de contrair resfriados, asma e infecções de gripe.
Outro sintoma preocupante da falta de vitamina D é a depressão. Estudos recentes, inclusive uma revisão de 2020 publicada no periódico Depression and Anxiety, relataram que os suplementos dessa vitamina podem auxiliar no tratamento da depressão.
Por fim, a deficiência dessa vitamina também pode impactar o crescimento capilar. Ela é essencial para a estimulação dos folículos capilares e aceleração do crescimento do cabelo. Sua falta pode levar ao crescimento fraco, queda acentuada do cabelo e inibir o surgimento de novos fios.
Por Catraca Livre
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.