Ligue-se a nós

Polícia

Em Timóteo: 14 pessoas detidas e materiais apreendidos em Operação da PM

Publicado

no

Divulgação da PMMG
Compartilhe esta publicação

Nesta sexta-feira (10) foi realizada uma coletiva de imprensa na sede do 58º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizada na rua Joaquim Vicente Bonfim, no bairro Belvedere, em Coronel Fabriciano. Na oportunidade, o Tenente Coronel Fabrício Pereira Silva deu detalhes sobre a Operação Impacto, que aconteceu nesta quinta-feira (9) em Timóteo, e teve como objetivo principal coibir crimes contra vida, principalmente após o último final de semana, em que foi registrado um atentado entre gangues rivais dos bairros Bandeirantes e Alvorada.

O comandante do 58º BPM, Tenente Coronel Fabrício Pereira Silva, destacou sobre o balanço do resultado dessa operação. “Infelizmente, no último final de semana, nós tivemos um episódio envolvendo dois grupos rivais de criminosos que ocasionou alguns disparos de arma de fogo. Tão logo a polícia militar recebeu a demanda dessa ocorrência, passamos a monitorar os alvos desses dois bairros e fazer operações diuturnamente, visando identificar, prender, conter essas ações e o mais importante, restabelecer a sensação de segurança dessas duas comunidades que estão sofrendo com esses grupos criminosos. A mensagem que eu deixo para a população de Timóteo é a seguinte: podem continuar confiando no trabalho da polícia militar, operações como essas que foram realizadas desde o final de semana continuarão a ser realizadas por quanto tempo for necessário, surgindo a demanda, a resposta vai ser dura, específica, pautada na legalidade. Não vamos deixar os criminosos cometerem esse tipo de crime e ficar impunes na cidade”, disse. O Tenente Coronel Fabrício Pereira deu detalhes da quantidade de pessoas que foram detidas. “Nós realizamos operações desde o ocorrido no final de semana, conseguimos tirar de circulação alvo dos dois grupos criminosos, foram presos 10 adultos, apreendidos quatro menores, foram apreendidas ainda duas armas de fogo, rádios comunicadores, porções de cocaína e maconha, até colete à prova de bala foram apreendidos com esses criminosos”, ressaltou.

O comandante pontuou sobre o restabelecimento da paz em Timóteo. “Eu digo que o problema está momentaneamente controlado, mas não definitivamente resolvido. Nós vamos continuar monitorando esses dois bairros e outros que também apresentam problemas para que, havendo demanda, a resposta da Polícia Militar seja imediata e pontual”, afirmou.

Ainda conforme o comandante, todas as pessoas detidas estão diretamente ligadas aos confrontos entre as gangues. “Todos esses alvos presos foram detidos como natureza principal das ocorrências o tráfico de drogas, que apreensão de crack, maconha e cocaína esteve presente nessas operações, mas conseguimos também apreender armas de fogo e todos esses outros apetrechos ligados ao tráfico”, disse.

O Tenente Coronel Fabrício Pereira Silva falou sobre a chegada de um sistema de videomonitoramento, que visa agregar o trabalho de segurança pública. “Esse videomonitoramento foi instalado no município de Ipatinga no início do ano e ele tem o diferencial de ser um monitoramento com inteligência artificial ligada a bancos de dados estaduais e federais, com a capacidade de 24 horas de leitura de placas e até reconhecimento facial, então nós tomamos a iniciativa aqui no 58º batalhão, eu respondo por cinco municípios, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias Jaguaraçu e Marliéria, ainda no ano de 2023, nós vamos instalar e colocar em funcionamento na cidade de Coronel Fabriciano, Timóteo e Antônio Dias e vamos buscar ampliar ainda para Jaguaraçu e Marliéria. O relacionamento e a parceria da Polícia Militar com os chefes de executivo municipal são fundamentais para que o nosso trabalho seja facilitado, e essa iniciativa do poder público de Timóteo em nos ajudar a custear a implantação desse videomonitoramento, sem dúvida nenhuma, trará muitos benefícios não só para a polícia militar, mas para todos os demais órgãos de segurança pública, porque é uma ferramenta de prevenção e repressão muito qualificada quanto ao crime”, pontuou.

Para o comandante, é importante relembrar os canais de comunicação aos cidadãos. “Reforço o pedido a todos os munícipes de Timóteo para fazerem as suas denúncias através do disque denúncia unificado, 181, sua identidade será preservada e possa ter certeza que sua denúncia será verificada pelos órgãos competentes, Polícia Militar, Polícia Civil e demais instituições ligadas a essa tarefa tão nobre e difícil que é proporcionar segurança pública”, finalizou.

Fonte: Portal da Cidade Ipatinga

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *