Publicado
1 ano atrásno
Um eclipse solar anular poderá ser visto de forma parcial e total, neste sábado, 14 de outubro de 2023 (14/10). O fenômeno astronômico acontece hoje a partir das 15h e o dia vai virar noite em parte do Brasil após a Lua encobrir o Sol, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante.
Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o acontecimento não é raro. Normalmente, ocorre uma ou duas vezes por ano. O último eclipse do sol deste tipo, por exemplo, ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no país. O próximo eclipse anular será em 2 de outubro de 2024.
O evento astronômico de hoje (14/10) terá 2 horas e 7 minutos de duração, tendo seu ápice às 16h51, no horário de Brasília, e terminando às 17h50. Pessoas que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse do Sol de forma anular, no dia 14 de outubro. Já nos demais estados brasileiros, ele será parcialmente visível.
O Tempo
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.