Um homem, de 42 anos, foragido da Justiça de Açucena, no Vale do Rio Doce, condenado a 16 anos e seis meses de prisão por um homicídio praticado em 2017, foi preso em Luxemburgo, país europeu próximo à Bélgica, França e Alemanha.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a captura resultou de ação conjunta entre o MPMG e Polícia Federal de Minas Gerais (representação da Interpol no Brasil).
O MPMG já realizou perante o Poder Judiciário, Polícia Federal (Interpol brasileira) Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores e Procuradoria de Luxemburgo, o processo de extradição para que o réu seja trazido ao Brasil visando o cumprimento da pena.
Conforme a denúncia, o condenado praticou homicídio qualificado por motivo torpe (vingança) e recurso que dificultou a defesa da vítima (disparos de arma de fogo, efetuados de surpresa) contra a vítima.
O assassino foi julgado em sessão ocorrida no dia 23 de janeiro de 2020 pelo Tribunal do Júri de Açucena, sendo condenado a 16 anos e seis meses de prisão em regime fechado.
Crime
Marcos Paulo Godoy Ananias, de 17 anos, foi morto a tiros em Belo Oriente no dia 28 de maio de 2017, quando retornava de uma cavalgada.
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.
Segundo testemunhas, ele foi abordado por um casal em um carro, que efetuou os disparos. A Polícia Militar disse que a vítima tentou correr, mas caiu próximo a uma casa em construção.
Após o crime, os autores fugiram sentindo ao distrito de Bom Jesus do Galho, mas foram presos próximo a Mesquita.
O autor do crime disse que a motivação seria uma vingança, porque o adolescente teria tentado matar um amigo dele.
Por Fran Ribeiro , g1 Vales de Minas Gerais