Por meio de sua assessoria, o senador José Sarney (PMDB-AP) negou ter votado no colega Aécio Neves (PSDB-MG) no domingo (26) data do segundo turno das eleições, como sugere vídeo feito pela TV Amapá, retransmissora da TV Globo no estado, no momento em que Sarney digita sua escolha. Já viralizado na rede, o filmete reproduz a reportagem sobre a votação de Sarney em Macapá, seu novo domicílio eleitoral. (Veja o vídeo abaixo)
Sarney nega a veracidade das imagens. “Ele [Sarney] não considera verdadeiro esse vídeo, que está no contexto dessa sujeira que foi a internet na campanha eleitoral. São calúnias, campanhas de desconstrução de imagem, de desmoralização, de destruição de reputações, esse esgoto que virou a internet. Ainda mais na campanha no Amapá, que foi muito dura, muito suja, com máquina pública sendo usada a torto e a direito”, disse ao site ‘Congresso em Foco’ um dos assessores do ex-presidente.
No momento em que registrou seu voto, Sarney tem um adesivo em que se lê “Dilma 13” na lapela do terno. No vídeo, o cinegrafista focaliza a mão que seria de Sarney digitando 45, número de urna de Aécio Neves. Nesse instante, que não vai ao ar na reportagem, o dedo indicador que seria de Sarney aparece trêmulo, inicialmente apontando para a tecla 1. Depois de certa hesitação, escolhe o 45 e, em seguida, pressiona-se a tecla confirma.
Assista ao vídeo, um dos que foram postados na internet.