Ligue-se a nós

Geral

Timóteo: Sorriso Nota 10 avaliará saúde bucal dos alunos da rede municipal

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
Ad 21

Promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, o Projeto Sorriso Nota 10 entra na segunda fase, que compreende a avaliação preliminar da saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino. O projeto tem como objetivo ensinar sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças e adolescentes em idade escolar, repassando orientações aos alunos, pais e educadores, além de promover a assistência odontológica.

Na fase atual, as escolas de educação infantil e da Educação Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais  e  creches conveniadas  receberão a visita de uma equipe de profissionais de odontologia, que fará a avaliação preliminar da saúde bucal dos alunos, identificando eventuais problemas e encaminhando para tratamento adequado.  O resultado dessa avaliação será encaminhado aos pais ou responsáveis pelos alunos para o devido acompanhamento.

Fases

O  Sorriso Nota 10 será executado em quatro fases. O projeto foi lançado em fevereiro com a realização de um ciclo de palestras de orientações sobre saúde bucal para crianças e adolescentes.  Em função da repercussão positiva  da proposta,  as palestras foram estendidas,  a pedido, para algumas escolas estaduais e particulares do município.

A segunda fase do Sorriso Nota 10 foi iniciada neste mês, sendo que  as  UMEIs Eva Eulália e Ruimar Bertelli, Creche Mundo Encantado da Criança, Escola Municipal Limoeiro já receberam a visita da equipe de saúde bucal.  Na próxima semana, está confirmada a avaliação nas creches Santa Terezinha I e II, Escola Virgínia de Souza Reis e Escola Infantil João Bolinha.

A previsão é de que o levantamento preliminar seja concluído ainda no primeiro semestre.  Paralelamente, os casos que necessitem de tratamento serão encaminhados paras as unidades odontológicas das UBS ou para o Centro Odontológico, de acordo com a avaliação clínica odontológica.

 

A terceira fase está prevista para o segundo semestre e compreenderá a distribuição de kits de escovação para os alunos.  A aquisião dos produtos está em andamento por meio de processo licitatório. A quarta fase compreende a realização de rodas de conversas junto aos pais para orientação sobre a necessidade do acompanhamento permanente da saúde bucal dos filhos e seu reflexo na qualidade de vida da criança, incluindo aspectos de saúde, emocional e de autoestima.  A roda de conversa será conduzida por uma equipe multiprofissional composta por dentista, nutricionista, psicóloga e assistente social.

Continuar Lendo