Ligue-se a nós

Geral

Timóteo reforçou importância da vacinação com Dia D de Multivacinação

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Ad 22
Fique por dentro do que publicamos. Clique na imagem acima e entre no grupo.

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, realizou no último sábado (20) o Dia D da Campanha de Multivacinação 2026, mobilização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos com vacinas atrasadas ou caderneta incompleta. A ação integrou a campanha estadual coordenada pelo Governo de Minas Gerais e ocorreu simultaneamente em diversos municípios mineiros.

Com o slogan “Na Seleção da proteção, vacina é titular”, o Dia D aconteceu das 8h às 15h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina (Ana Rita, Primavera, Olaria, João XXIII, Timotinho, Novo Tempo, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro/Recanto Verde e Macuco), além dos dois vacimóveis, um na Praça do Coreto e outro na Praça 29 de Abril, das 8h às 13h.

Durante a mobilização, foram aplicadas 866 doses de diferentes imunizantes do Calendário Nacional de Imunizações (PNI), incluindo vacinas contra poliomielite, meningite, febre amarela, tríplice viral, HPV, hepatite A e B, varicela, COVID-19, entre outras.

Ad 23
Fique por dentro do que publicamos sobre a AD Timóteo.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou em 2025 cobertura vacinal contra poliomielite de aproximadamente 80%, abaixo da meta de 95%. Em Timóteo, cerca de 20% das crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda apresentavam caderneta vacinal incompleta, o que reforçou a importância da iniciativa.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, Graziela Andrade Cardoso, ressaltou que “o Dia D foi uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizassem a caderneta de vacinação de seus filhos de forma rápida e gratuita. A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteger a saúde individual e coletiva. Nosso município ainda está abaixo da meta de cobertura de 95%, mas estamos empenhados em reverter esse quadro e ampliar a imunização da população.”

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida reforça que a campanha de multivacinação segue até o dia 30 de junho e que as famílias devem procurar a UBS com sala de vacina mais próxima de sua residência para atualizar o cartão de vacinas. Além disso, a vacina contra a influenza (gripe) está disponível nas UBSs com sala de vacina para toda a população acima de seis meses de idade.

Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
Continuar Lendo