Publicado
15 horas atrásno
Timóteo realiza roda de conversas e palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com orientações sobre a importância do aleitamento materno.
Agosto é marcado por uma campanha de grande relevância para a saúde pública do país: o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2017, o movimento reforça a importância do leite materno como alimento padrão ouro para os primeiros anos de vida, destacando seus benefícios nutricionais, imunológicos e afetivos.
Em Timóteo, durante todo o mês, as usuárias da rede pública de saúde terão acesso a informações, por meio de palestras e dinâmicas, preparadas por cada UBS, sobre a importância do aleitamento materno e também sobre os cuidados com relação a saúde da mulher no período gestacional e na fase puerperal.
A orientação é que as usuárias procurem a UBS mais próxima de suas residências e busquem informações sobre os serviços prestados pela rede pública no que diz respeito as puérperas e aleitamento materno.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as palestras realizadas nas UBS, bem como todo o processo de atendimento da usuária puérpera, recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de idade, sem necessidade de água, chás ou outros alimentos e que a amamentação seja mantida até os dois anos ou mais, com introdução gradual de alimentos complementares a partir do sexto mês.
Aleitamento Materno também tem a ver com Meio Ambiente
Em 2025, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorreu entre os dias 01 e 07 de agosto, reforçou que amamentar também é um gesto sustentável. O leite materno não gera resíduos, não consome energia para produção e transporte, e contribui para a saúde do planeta.
Muito além do que nutrir
O aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e bebê, estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, e reduz riscos de doenças como obesidade, alergias e infecções respiratórias. Para as mães, os benefícios incluem menor risco de câncer de mama e ovário, além de recuperação mais rápida no pós-parto.
O Agosto Dourado é, portanto, um chamado à sociedade para apoiar, informar e acolher todas as mulheres em sua jornada de amamentar — com respeito às suas escolhas e limitações.
Programação das UBS – Agosto Dourado:
UBS Timotinho
01/08, às 13h
UBS Macuco
06/08, às 13h
UBS Petrópolis
06/08, às 14h
UBS Quitandinha
13/08, às 15h
UBS Primavera
14/08, às 13h
Mário de Souza
18/08, às 13h
UBS Cachoeira do Vale
19/08, às 13h
UBS João XXIII
19/08, às 13h
UBS Alegre
29/08, às 14h
UBS Alphaville
22/08, às 09h
UBS Limoeiro e Recanto Verde
22/08, às 13h
UBS Novo Tempo
22/08, às 13h
UBS Ana Moura
28/08, às 13h
UBS Ana Rita, Sede, Bela Vista (na Praça 29 de Abril)
29/08/2025, às 13h
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Motta decide pelo afastamento de 5 deputados por até 6 meses por causa de motim
Jantar às Cegas: Uma Experiência Sensorial promovido pela ADEVITA, evento acontece no Liona Clube Acesita
Coronel Fabriciano realiza 1ª edição do “Saúde na Praça” em alusão ao Dia Nacional da Saúde
Hospital Márcio Cunha ultrapassa a marca de 70 mil partos nos últimos 12 anos
Polícia Municipal age rápido e prende suspeitos de tráfico e estelionato
Timóteo promove educação continuada na área psicossocial