Geral

Taiwan tenta resgatar 70 mineiros e sobreviventes presos em túneis e prédios após mega terremoto

Publicado

no

Foto: Reprodução
Compartilhe esta publicação
Me siga no Instagram. Clique na imagem.

Em uma região montanhosa onde as principais vias terrestres foram brutalmente danificadas, equipes de resgate em Taiwan enfrentaram uma árdua tarefa no decorrer desta quarta-feira (03), tentando salvar centenas de pessoas que ficaram presas em túneis, edifícios e até em pedreiras devido ao terremoto que atingiu o país.

Com um tremor de magnitude 7,4, o mais devastador em 25 anos, 9 vidas foram perdidas e 974 pessoas ficaram feridas.

A Embaixada do Brasil em Taiwan confirmou que nenhum brasileiro foi contabilizado entre as vítimas.

As equipes de resgate se dedicaram a localizar e socorrer diversas pessoas em situações de extremo perigo. Entre elas, cerca de 70 mineiros que se encontravam em duas pedreiras na região de Hualien, próxima ao epicentro do tremor, e se viram aprisionados entre as rochas; 50 funcionários e turistas de um hotel que estavam em dois ônibus no momento do terremoto; além de dezenas de residentes encurralados em prédios que parcialmente desabaram.

O grande desafio enfrentado pelas equipes de resgate de Taiwan reside na topografia acidentada da região, combinada com a destruição total ou parcial das principais vias terrestres e linhas ferroviárias de Hualien, conforme declararam as autoridades. Portanto, a única alternativa viável de acesso aos locais atingidos é por via aérea.

A Agência Nacional de Combate a Incêndios de Taiwan informou que os mineiros retidos estavam em pedreiras próximas ao epicentro do tremor. Dentre eles, 64 foram localizados em uma pedreira próxima a uma mina de carvão, enquanto outros seis estão em uma pedreira distinta.

No entanto, os esforços de resgate ainda não haviam sido iniciados até o momento do relato.

O terremoto, de magnitude 7,4, ocorreu na manhã de quarta-feira no horário local (noite de terça no horário de Brasília), resultando em nove mortes e 946 feridos em Taiwan.

Alertas de risco de tsunami foram emitidos para o Japão e as Filipinas, mas posteriormente foram cancelados.

Este é o terremoto mais devastador registrado em Taiwan nas últimas duas décadas e meia. Mais de 26 edifícios desabaram, com a maioria deles localizada na cidade de Hualien, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Por Gazeta Brasil

Mais lidas

Sair da versão mobile