Um homem identificado como Rodrigo Brito de Oliveira, de 33 anos, foi preso após esfaquear a ex-esposa, Andreza Trovão, de 32, na tarde de sábado, 21/2, no Terminal de Integração 5 (T5), na zona Leste de Manaus. O suspeito atingiu a vítima com uma facada nas costas.
Após o ataque, ele foi contido por populares, que o agrediram para impedir a fuga até a chegada da polícia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o homem ensanguentado e com hematomas nas pernas e no rosto.
De acordo com testemunhas, Rodrigo teria aguardado o momento em que ela desceu do ônibus para cometer o crime. A mãe de Andreza afirmou que esta não teria sido a primeira tentativa de agressão. Segundo ela, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.
“A relação acabou porque ela não queria mais viver com ele. Ele a perseguia o tempo todo. Na primeira vez, foi até o apartamento e tentou enforcá-la. Eu intervi. Agora, novamente, no Terminal 5, ele a esfaqueou”, relatou.
Ainda conforme a mãe, o término teria ocorrido porque o homem seria usuário de drogas e teria vendido objetos pessoais da vítima sem autorização.
Andreza foi amparada por pessoas que estavam no terminal, ainda com a faca cravada nas costas, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros. Ela e o suspeito foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, no bairro Coroado. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde da vítima.
O caso é mais um entre os diversos registros de tentativa de feminicídio na capital. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apontam que, em 2025, 108 mulheres foram vítimas de tentativa de feminicídio no Amazonas, sendo 59 ocorrências registradas em Manaus.
Em nota, a Polícia Civil do Amazonas informou que o suspeito foi apresentado na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Plantão de Vulneráveis, por uma guarnição da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), pelos crimes de tentativa de feminicídio e descumprimento de medida protetiva.
Ele foi autuado em flagrante, passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Fique por dentro do que publicamos sobre a AD Timóteo.
Júlio Gadelha – Rios de Notícias