Publicado
2 anos atrásno
Com o avanço da frente fria, os temporais que causaram estragos na região Sul podem se espalhar neste domingo (19) pela área central do país devido ao aumento da umidade pelo continente.
tempo continua abafado em 9 estados e o Distrito Federal, com alertas vermelhos de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
⚠️ Os estados sob aviso meteorológico de “perigo potencial” para tempestades:
Por causa dos temporais, de acordo com o órgão, as regiões podem ter chuvas de 100 milímetros por dia. Nas capitais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a previsão indica que pode chover até 50 milímetros.
Há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar até 100 km/h, e queda de granizo.
⚠️ Confira os estados com alertas de “perigo potencial” para chuvas intensas:
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo (Centro-Norte, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul), Minas Gerais (Zona da Mata) e no Rio de Janeiro.
O que é sensação térmica? É igual para todo mundo? Como é medida?
Mesmo sem condição de chuvas intensas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é que os níveis dos rios subam, segundo o Serviço Geológico do Brasil.
Há alertas vermelhos na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace) para as bacias rios Caí, Taquari e Uruguai.
Em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todo o estado do Espírito Santo e no Distrito Federal, estão com aviso vermelho, de “grande perigo”, do Inmet.
Nessas localidades, as temperaturas ficam 5ºC acima da média, considerando por período maior do que cinco dias, segundo o Inmet.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
A tendência é que nos próximos dias as temperaturas tenham queda em parte do Centro-Oeste e no Sudeste.
Em São Paulo, por exemplo, deve fazer 24°C na segunda-feira, 29°C na terça e 32°C na quarta. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que a semana deve começar com 28°C.
G1
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.