- Amazonas
- Maranhão
- Minas Gerais
- Bahia
- Pará
- Roraima
- Goiás
- Piauí
- Tocantins
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo (Centro-Norte, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul), Minas Gerais (Zona da Mata) e no Rio de Janeiro.
O que é sensação térmica? É igual para todo mundo? Como é medida?
Monitoramento Hidrológico
Mesmo sem condição de chuvas intensas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é que os níveis dos rios subam, segundo o Serviço Geológico do Brasil.
Há alertas vermelhos na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace) para as bacias rios Caí, Taquari e Uruguai.
🌡️ Fim dos recordes de temperatura
Em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todo o estado do Espírito Santo e no Distrito Federal, estão com aviso vermelho, de “grande perigo”, do Inmet.
Nessas localidades, as temperaturas ficam 5ºC acima da média, considerando por período maior do que cinco dias, segundo o Inmet.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
A tendência é que nos próximos dias as temperaturas tenham queda em parte do Centro-Oeste e no Sudeste.
Em São Paulo, por exemplo, deve fazer 24°C na segunda-feira, 29°C na terça e 32°C na quarta. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que a semana deve começar com 28°C.
G1