Publicado
2 semanas atrásno
A discussão em torno da troca da letra do hino nacional para a utilização de termos de linguagem neutra foi dominada pela direita nas redes sociais, segundo levantamento da consultoria Bites feito a pedido do GLOBO. O episódio ocorreu no último final de semana durante o comício da campanha para a prefeitura de São Paulo de Guilherme Boulos (PSOL), no sábado.
A cantora Yurungai foi chamada ao palco para cantar o hino e trocou o trecho “Dos filhos deste solo” para “Des filhes deste solo”. O caso repercutiu nas redes sociais a partir de terça-feira (27).
Segundo o levantamento da Bites, o episódio gerou 157 mil publicações nas redes sociais, sendo 154 mil no Twitter, 944 notícias e 1,2 mil posts em páginas de Facebook que mencionavam o hino nacional no ato de Boulos. Antes de terça, o assunto não era relevante nas redes sociais.
Foram 1,88 milhão de interações com o assunto. No Twitter, as publicações do tema geraram 51,7 milhões de visualizações.
O momento, no entanto, também repercutiu em perfis que contam com seguidores de espectros políticos variados, fora da bolha do bolsonarismo. O relatório aponta que páginas de assuntos não relacionadas à política, de fofoca a futebol, criticaram o caso. Perfis de centro-esquerda também ganharam engajamento com comentários negativos sobre o momento.
Sonar – A Escuta das Redes / O Globo