Publicado
2 horas atrásno
Seis estudantes de Timóteo foram premiados pela Fundação Aperam Acesita como vencedores do concurso de desenho da Exposição “Economia circular em cores: desenhando um mundo sustentável”. A mostra reuniu 106 desenhos de 109 alunos de 22 escolas das redes públicas e particulares de Timóteo, foi exibida na galeria da Fundação Aperam durante os meses de junho e julho, lançada como parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho.
O concurso foi promovido pela Fundação Aperam Acesita e as áreas de Meio Ambiente e Economia Circular da Aperam, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Meio Ambiente de Timóteo, com apoio da Cenibra.
Os estudantes vencedores do concurso foram: Lorenzo Alves Barros Silva (IEPG – 2º ano do Ensino Fundamental), Lara Manuela Lourenço Ferreira (Escola Municipal Novo Tempo – 2º ano), Maria Alice Lopes Magalhães (IEPG – 4º ano), Nathiany Camilly Ferreira Sousa (Escola Estadual Capitão Egídio Lima – 4º ano), Heloísa Antônia Rodrigues (Escola Municipal Novo Tempo – 7º ano) e Ana Klara Nunes Miranda (Colégio Católica de Timóteo – 9º ano). Todos receberam bicicletas como prêmio.
Elaine Calixto de Oliveira Vieira, vice-diretora da Escola Municipal Novo Tempo, celebrou a seleção dos desenhos de duas alunas entre os vencedores. “Todo ano aguardamos as ações da Fundação Aperam como forma de incentivar nossos alunos a estudar temáticas de meio ambiente de forma lúdica. Trabalhamos com diversos recursos e deixamos a imaginação fluir. Ficamos muito felizes com o resultado e a premiação das nossas alunas. Nossa escola nem sempre tem oportunidades como esta”, comemorou.
Glautiere de Paiva, gerente Executivo de Sustentabilidade da Aperam, defendeu que educação ambiental deve acontecer todos os dias com ações em toda a comunidade. “Precisamos nos educar sobre a forma de descartar o nosso lixo e preservar nossos recursos naturais. Ações como o concurso e a exposição envolvem os alunos, suas famílias e toda comunidade escolar e estimulam a repensar comportamentos”, destacou.
“Precisamos lembrar que nosso planeta é um só e todo lixo que geramos continua dentro do planeta, apenas mudamos de lugar quando tiramos da nossa casa. Infelizmente a maior parte do lixo que descartamos não é reaproveitado e podemos reverter essa situação com consciência, assim como os estudantes desta geração estão despertando e poderão fazer a diferença no futuro”, completou Juliana Jácome, coordenadora de projetos da Fundação Aperam.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.