Publicado
1 ano atrásno
A doença de Alzheimer é uma doença cerebral fatal que causa um lento declínio nas habilidades de memória, pensamento e raciocínio. Mas esse não é o único sintoma. Vários outros sinais podem aparecer na pessoa que enfrenta a doença.
Assim como acontece com outras doenças, também é muito importante que, em casos de Alzheimer, haja uma intervenção o mais rapidamente possível, quando aparecem os primeiros sintomas.
Por isso, é fundamental que as pessoas afetadas pela doença de Alzheimer, os seus familiares e os profissionais de saúde tenham a informação necessária para poderem reconhecer os primeiros sintomas assim que estes aparecem.
Algumas pessoas com Alzheimer ou outras demências podem experimentar alterações no paladar, o que pode afetar suas preferências alimentares. Essas mudanças podem incluir um aumento do desejo por alimentos doces, salgados ou outros sabores específicos.
As alterações no paladar podem ser causadas por uma série de fatores associados à demência, como alterações nas papilas gustativas, dificuldade em identificar sabores, ou até mesmo mudanças na percepção sensorial. Essas mudanças no paladar podem afetar as escolhas alimentares das pessoas, levando a preferências por alimentos que antes não eram tão desejados.
A perda do olfato, também conhecida como anosmia, tem sido estudada em relação à doença de Alzheimer e a outras formas de demência, e embora não seja um sintoma específico ou diagnóstico da doença de Alzheimer, pode haver uma conexão entre a perda do olfato e a demência em alguns casos.
Para alguns, ter problemas de visão é um sinal da doença de Alzheimer. Esses indivíduos podem ter dificuldade em ler, avaliar distâncias e determinar cor ou contraste. Em termos de percepção, podem passar na frente de um espelho e pensar que há mais alguém na sala.
O humor e a personalidade das pessoas que sofrem da doença de Alzheimer podem mudar. Eles podem ficar confusos, desconfiados, deprimidos, assustados ou ansiosos. Eles podem ser facilmente sensíveis em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares onde estão fora de sua zona de conforto.
Embora esses sintomas possam ser observados em algumas pessoas com doença de Alzheimer ou outras demências, não são indicadores definitivos de que alguém tem ou desenvolverá essas condições. É importante que qualquer pessoa que esteja preocupada com mudanças cognitivas procure um profissional de saúde para uma avaliação adequada.
Por Catraca Livre
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.