Ligue-se a nós

Geral

Eliminar estes 3 alimentos da sua dieta pode mudar completamente a sua saúde cardiovascular

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.

As doenças cardíacas são a  principal causa de morte nos Estados Unidos . Pessoas da maioria dos grupos raciais e étnicos do país têm maior probabilidade de morrer por problemas cardíacos do que por qualquer outra causa.

Essas estatísticas são alarmantes, e se você já se sentiu sobrecarregado ao pesquisar o que pode fazer para melhorar a saúde do seu coração, saiba que não está sozinho. A boa notícia? Você não precisa se exercitar por três horas por dia e seguir uma dieta composta exclusivamente de peixe e alimentos de origem vegetal para manter seu coração saudável. Algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer é eliminar (ou limitar drasticamente) certos alimentos que são especialmente prejudiciais ao coração. Aqui, cardiologistas e uma nutricionista discutem três alimentos que você deve considerar cortar da sua dieta o mais rápido possível e o que comer em vez deles.

Bacon

Desculpem, fãs de bacon, mas todos os especialistas que consultamos concordaram: se você quer cuidar bem do seu coração, deve reservar o bacon para ocasiões especiais ou eliminá-lo completamente da sua dieta.

“A forma como o bacon é produzido pode levar a efeitos adversos na saúde do coração”, disse  Michelle Routhenstein , nutricionista especializada em cardiologia preventiva.

“O processo de cura do bacon com nitrito de sódio e seu alto teor de sódio podem elevar a pressão arterial, enquanto os compostos formados durante o cozimento, como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas (AHCs), contribuem para a inflamação e danos aos vasos sanguíneos, aumentando coletivamente o risco de doenças cardíacas.”

Embora o bacon seja o maior vilão,  a Dra. Saman Setareh-Shenas , cardiologista do Cedars-Sinai, afirmou que qualquer pessoa que se preocupe com a saúde do coração ao se alimentar deve ter cuidado com carnes processadas em geral, bem como com carnes vermelhas. (Embora muitas vezes considerada carne branca pelos padrões culinários, a carne de porco é classificada como carne vermelha pela Cleveland Clinic , Diabetes UK e outras entidades.)

“Pessoas que consomem dietas ricas em carne vermelha, especialmente aquelas com carnes altamente processadas, apresentam maior incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares, além de obesidade”, disse Setareh-Shenas. “Os ingredientes usados ​​na fabricação desses alimentos incluem sódio e nitritos. O bacon, em particular, é rico em sal, gordura saturada, colesterol, ferro heme, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas.”

Pão branco

 Segundo Routhenstein, o pão branco — como os produtos da marca Wonder Bread ou outros pães brancos similares que você encontra em pacotes no supermercado — pode ser muito prejudicial ao coração.

“O pão branco, com seu alto índice glicêmico e falta de nutrientes e fibras em comparação com as opções integrais, pode levar a picos rápidos de açúcar no sangue, resistência à insulina e ganho de peso, fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e complicações relacionadas”, disse ela.

O Dr. Daniel Luger ,  cardiologista preventivo do Rush University Medical Center em Chicago, corroborou essa opinião.

“Todos os carboidratos refinados aumentam os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue”, disse ele. “O pão branco é desprovido de todas as fibras e nutrientes saudáveis. O que sobra é puro açúcar.”

Se você está se perguntando se as baguetes feitas na padaria do seu supermercado são mais saudáveis ​​do que um pacote de pão de forma branco, pode se basear na lista de ingredientes. Luger sugere procurar o selo “100% integral” na embalagem, além de ler atentamente a lista de ingredientes.

Ad 22
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.

“ Ao analisar a lista de ingredientes, você deve procurar por ingredientes integrais (trigo integral, grãos integrais, etc.)”, disse ele. “Idealmente, a lista de ingredientes deve conter apenas alguns itens e você deve ser capaz de reconhecê-los.”

Batatas fritas

Em notícias particularmente devastadoras, as batatas fritas não fazem nenhum favor ao seu coração.

“Quando os alimentos são fritos, seu conteúdo nutricional se altera — eles perdem água e absorvem gordura”, explicou Setareh-Shenas. “Principalmente no caso das batatas fritas, o óleo é frequentemente reutilizado, o que leva à perda de gorduras insaturadas e ao aumento das gorduras trans . As batatas fritas também são cobertas com muito sal, e o alto consumo de sódio tem sido associado à hipertensão e ao aumento do risco de doenças cardíacas.”

O consumo regular de alimentos fritos em geral, acrescentou ele, tem sido associado a um aumento de doenças coronárias, hipertensão e obesidade.

O que você deve comer em vez disso?

Você sabe o que não deve comer. Mas quais alimentos podem melhorar a saúde do coração?

“Recomendo fortemente o aumento do consumo de leguminosas como lentilhas, grão-de-bico e feijões”, disse Luger. “As leguminosas são ricas em fibras saudáveis ​​e ajudam a promover a saciedade, regular o trânsito intestinal e alimentar as bactérias benéficas do intestino. Além disso, as leguminosas podem ser preparadas em grandes quantidades e são ótimas para refeições durante a semana.”

Se você conseguir incluir sementes de linhaça e amêndoas na sua dieta, Routhenstein recomenda que o faça.

“Esses alimentos contêm lignanas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para a saúde do coração, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação”, disse ela. “Esses compostos, juntamente com outros nutrientes como vitamina E, ácido alfa-linolênico e magnésio, contribuem para a melhora dos níveis de colesterol, regulação da pressão arterial e saúde vascular, oferecendo, em conjunto, benefícios cardioprotetores.”

Quando se trata de grãos, escolher os certos é fundamental, de acordo com Routhenstein.

“A quinoa e o pão integral são opções saudáveis ​​para o coração devido ao seu rico perfil nutricional, incluindo fibras, fósforo, zinco, proteínas vegetais e antioxidantes, que, em conjunto, reduzem o colesterol LDL e o risco de doenças cardíacas”, disse ela. “ O alto teor de fibras regula os níveis de açúcar no sangue e promove a saúde intestinal, contribuindo para a saúde cardiovascular em geral.”

Manter o coração saudável é uma jornada para a vida toda, e a alimentação é apenas parte do processo. Routhenstein, Luger e Setareh-Shenas enfatizaram a importância da prática regular de exercícios físicos e de evitar hábitos como o tabagismo. Mas evitar bacon, pão branco e batatas fritas sempre que possível é um ótimo começo.

Leigh Weingus/health.yahoo

Continuar Lendo