Uma discussão inusitada acontece hoje, a partir das 15h, na Assembleia de Deus do bairro São José, envolvendo os músicos da “Dedos de Davi”, durante o ensaio da corporação. O que se pretende é o seguinte: Corporação Musical (banda) Dedos de Davi ou Orquestra Sinfônica Dedos de Davi?
Fundada em 1993, a organização, com o uso de metais (sopro e percussão) era definida como Corporação Musical (banda) até em 2010. Ao assumir a regência da corporação, o maestro José Lopes a transformou em orquestra sinfônica, com a integração das cordas clássicas. Existem rumores, inclusive, de que um novo regente poderá assumir. O nome não foi divulgado. É aguardar para ver.
A orquestra
Qual é a diferença?
Na Orquestra Sinfônica estão dispostas todas as famílias de instrumentos nos seus mais variados naipes: Cordas, Sopro: dividido entre metais e madeiras, e as madeiras por sua vez divididas entre palhetas simples, palhetas duplas e embocadura livre (flauta e flautim) e, Percussão. Mas na Orquestra, a predominância são os instrumentos de corda friccionados, no caso: violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, que formam às vezes, até mais de 50% da orquestra.
Já a Banda de Música, seja ela sinfônica, furiosa, ou qualquer que seja o nome que você queira dar, a predominância dos instrumentos são instrumentos de sopro: metais e madeiras mais a percussão. Pode-se eventualmente acrescentar a essa Banda de Música alguns instrumentos que originalmente são integrantes da Orquestra, tais como tímpanos, violoncelos, contrabaixos, harpa, piano, etc.