Falecida há 42 anos, Ana Moura, “muito católica e devota de Santa Ana”, não imaginava que daria nome a uma avenida que concentra um expressivo número de igrejas evangélicas de Timóteo. Foto: arquivo de família.
Repetindo o que ocorre em diversas cidades brasileiras, Timóteo, a 200 km da capital mineira, tem visto aumentar a quantidade de templos evangélicos nos últimos anos em seu território.
Nossa reportagem percorreu na tarde desta terça-feira, 23, a Av. Ana Moura, uma das maiores – senão a maior – da cidade de Timóteo, e contamos 20 igrejas instaladas ao longo de extensão. O nome da avenida é uma homenagem à Ana Moura, falecida em 5 de janeiro de 1972, que era “muito devota de Santa Ana”, conforme nos contou um dos seus netos, o senhor Santos Batista, que mora no bairro que tem o mesmo nome da via, outra homenagem à falecida.
A avenida, que corta os bairros Timotinho, Alvorada, Novo Tempo e Ana Moura, tem seis quilômetros de extensão, e é o endereço de 18 igrejas evangélicas e de 2 católicas
A avenida também pode ser considerada um corredor comercial da cidade, concentrando grande número de bares, lanchonetes e outros tipos de comércio. Talvez, até por conta dessa condição, ela tem atraído pastores evangélicos das mais diferentes denominações. A mais recente delas a estabelecer-se no local é a Igreja Senhor Justiça Nossa, liderada pela Pra. Rose, que já existia na Av. Acesita, no bairro São José. Apenas mudou de endereço.
É possível encontrar na Avenida Ana Moura, igrejas como Assembleia de Deus, Batista, Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, e outros ministérios pentecostais.
O grande número de denominações ascende discussões como, por exemplo, a fragmentação das igrejas evangélicas e o oportunismo de alguns religiosos.
Lembrando o que disse o pastor Rubens José de Melo Almeida, 46 anos, da Igreja Agnus, em São Paulo: “claro que há casos de oportunismo, mas na maioria das vezes o crente vai escolher o local onde entenda melhor a mensagem do pastor ou se sinta mais à vontade. Considero essa diversidade positiva, pois temos a palavra de Deus sendo dita por muita gente”, disse, ao avaliar o número cada vez maior de igrejas surgindo no seu Estado, São Paulo. A seguir imagens das igrejas, de acordo com a sequência numérica.
Igrejas no bairro Timotinho:
Igreja Senhor Justiça Nossa, no nº 51.
Igreja Pentecostal Fogo no Altar, nº 275
Igreja Batista Nova Aliança. nº 471
Igreja Evangélica Pentecostal A voz de Cristo para o Mundo, nº 553
Igrejas em Alvorada:
Igreja Católica, no nº 1303
Igreja Pentecostal a Grande Vitória, nº 1.335
Igreja Assembleia de Deus, Convenção de Madureira, nº 1.395
Igreja Pentecostal Templo da Restauração, º 1.467
Templo da Glória de Deus, 1.588
Igrejas no Novo Tempo:
Deus é Amor, 1.753
Igreja Apostólica Avivamento Profético, no nº 1.765
Igreja Quadrangular, 1.849
Pentecostal Unção Viva, no nº 2.714
Casa da Bênção, 2.928
Igrejas no bairro Ana Moura:
Batista Nova Aliança, 4.181
Assembleia de Deus, no nº 4.661
Templo da Glória de Deus, nº 4.885
Igreja Católica, 5.283
Igreja Quadrangular, no nº 5.542
Assembleia de Deus, no nº 6.039
Que Deus esteja sendo engrandecido e que os que dizem seu povo, de fato, venham contribuir para o crescimento do Seu Reino, sem escândalos e outros interesses, que não sejam, unicamente, a pregação do evangelho genuíno.