Ligue-se a nós

AD Timóteo

AD Timóteo/UMADAT: O congresso que vai marcar uma geração!

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Atenção: Depois do último vídeo da matéria referente a cada dia, há uma seta em movimento apontando o link que você deverá acessar para ver todas as fotos relativas àquela data.

Congresso da UMADAT, no Ginásio Coberto, Centro Norte de Timóteo, em 1988. Foto/Reprodução.

Possivelmente poucas pessoas, para não cometer o eventual equívoco de afirmarmos nenhuma, que chegava ao ginásio poliesportivo Iorque José Martins, estrategicamente erguido no Centro Norte de Timóteo, no Leste Mineiro, na sexta-feira (13), sabia ou recordava que, há 16 anos, ali acontecia o último congresso da UMADAT, que teve entre seus convidados, pastores Élcio Itamar (SC), Gilvan Rodrigues (PB), Gilmar dos Santos (GO), Geremias do Couto (RJ), Raimundo de Oliveira (RJ), Humberto Shimitt (RS), Ouriel de Jesus (EUA), Quarteto Adoração e grupo Melosweet. A organização, durante 20 anos, teve a coordenação do presbítero Mauro Gonçalves.

Pastor Carmo Matias Gonçalves, presidente da AD Timóteo, sempre apoiando os eventos da denominação.

Pastor da juventude da AD Timóteo e vice-presidente da denominação no município, pastor Eustáquio Lopes esteve presente em todos os dias do congresso.

Diácono Warlen (à esq.) e presbítero Deywison, coordenadores da UMADAT.

Silas, como faz há mais de 15 anos cobrindo, voluntariamente, os eventos da AD Timóteo, esteve registrando, com a esposa, o congresso para ser publicado em seu Blog.

Os anos se passaram! A dinâmica do tempo, moída pela engrenagem dos fatos, nem todos com explicações razoavelmente convincentes, projetou um silêncio ensurdecedor nos eventos da sigla, à época conhecida como UMADA, com a paralisação das suas atividades, voltando a acontecer somente em 2015, após vários pedidos para sua retomada, inclusive com uma pesquisa realizada pelo Blog do Silas, onde a maioria esmagadora dos que se manifestaram disse “SIM” ao retorno das atividades da UMADAT.

Gente de gerações novas no embalo das novas gerações!

Elas intercederam os dias todos, o tempo todo, pelo congresso.

A edição 2024 do congresso da UMADAT, realizado no último final de semana no ginásio poliesportivo Iorque José Martins, no Centro Norte de Timóteo, se converte num marco histórico da sigla, não só pelo fato de ser o primeiro após 16 anos como, também, por registrar um expressivo número de conversões, cuja totalidade não havíamos conseguido apurar até a conclusão desta matéria, a maioria delas no encerramento, quando pregou Eliseu Rodrigues, um dos pastores mais conhecidos e influentes da Assembleia de Deus no Brasil e no mundo. Ele é natural de Ilhéus, na Bahia, e começou a pregar aos 5 anos, na Escola Dominical, dirigida pela sua mãe.

O empresário Marlon, que aparece na imagem ao lado da esposa, Dilmara Miranda, foi um dos que investiram no evento dos jovens.

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys participou dos 3 dias do congresso.

A nova geração que compõe o quadro de integrantes da UMADAT vem sendo impactada por ações que a sigla insere em seu calendário de ações e, desta forma, da à organização, o ânimo de um leão que devora oportunidades e faz dela momentos de afirmação de uma juventude que, ao contrário da dos anos 90, é mais bombardeada por um sistema iníquo, rico em artifícios repletos de mecanismos que visam distração e consequente afastamento de Deus.

Teve gente que não perdeu a oportunidade de registrar e sentir o clima do evento.

A atual diretoria da UMADAT, soube captar a sede dos jovens em servir a Deus e a Ele entregar todas suas energias e canalizou esta realidade para a glorificação e expansão do Reino de Deus, ação da qual faz parte a realização de congressos, como o que acaba de acontecer. Esta edição deixou jovens vislumbrados e “assustados” com o que ocorre quando Deus se manifesta em uma multidão. “Eu não estou acreditando até agora no que aconteceu”, escreveu um deles em um grupo da sigla, na segunda-feira (16) se referindo ao momento da ministração do pastor Eliseu Rodrigues e louvor do cantor ítalo Ribeiro.

O Portal do Silas (Blog do Silas), como faz, voluntariamente, ha mais de 15 anos no Ministério da AD Timóteo, esteve fazendo a cobertura do congresso e mostra, a seguir, um pouco do que aconteceu durante os três dias.

É sempre bom apontar para Aquele Nome.

Tio Wemerson e a comunicação via Libras

Na sexta-feira, como o início de uma peça que seria apresentada, jovens, desde cedo, estavam no local do congresso, reformado há pouco tempo pela Administração municipal, preparando os detalhes do que seria um dos maiores capítulos da história da organização que congrega a juventude assembleiana de Timóteo e que tende, velozmente, a tornar-se referência no Vale do Aço e Minas Gerais.

Dava vontade de voar!

Não faltou sensibilidade na equipe organizadora e todos os pormenores de um mega evento foram cuidadosamente costurados pelos seus responsáveis. Pelos pontos estratégicos do ginásio era possível ver jovens em prontidão para eventualidades e apoio a qualquer demanda que surgisse, desde acomodação até a mais simples informação para segurança dos fiéis e convidados.

Quem sabe faz a hora…

Ensinando a filha no caminho que deve seguir.

A abertura.

Vídeo: Louvores do cantor Rafael Oliveira.

As expectativas saltavam às vistas e era possível aferi-las nos olhares contemplativos de moças e moços que, irmanados, aguardavam o começo do evento por eles esperado há muito e que se tornou assunto principal dos comentários nas redes sociais, com maior intensidade no grupo do aplicativo WhatsApp mantido por eles.

Cena como esta, dos jovens com os braços erguidos, se repetiu durante os três dias.

Cantor Rafael Oliveira.

Nas arquibancadas, já acomodadas, pessoas, de diversas congregações, Ministérios e cidades, formavam a grande torcida pelo sucesso do empreendimento do ano, bancado pela mocidade assembleiana, com apoio de diversos empresários e comerciantes que apostaram na idoneidade da liderança dos jovens.

Pastor Sidney Almeida.

A programação foi inaugurada com uma abertura especial, feito pelo coral da UMADAT, após a exibição de um vídeo. Estava, assim, descortinado o palco para a manifestação do poder de Deus e sua glória.

Assista a momentos da sexta-feira, abertura.

Abertura oficial.

Louvores congregacionais.

Mensagem do pastor Eustáquio Lopes.

Mensagem do pastor Carmo Matias Gonçalves.

Louvor com o coral da UMADAT.

Mensagem do prefeito, Douglas Willkys.

Mensagem do vice-prefeito, Vespa.

Ministração do pastor Sidney Oliveira.

 

 

 

 

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos da sexta-feira.

No sábado.

Vídeo: Louvores com o cantor ítalo Ribeiro.

No sábado, após alguns ajustes naturais do primeiro dia, os jovens e a comunidade voltam a adorar a Deus no ginásio. Uma multidão forma o cenário humano do dia e, mais uma vez, a manifestação Divina toma conta do ambiente.

Equipe que atuou no louvor.

Cantora Milena.

Diversos louvores são entoados. O cantor e compositor ítalo Ribeiro, curado de Covid na época da pandemia, protagonizou momentos de intensa manifestação da glória de Deus com seus hinos e, quem ministrou, foi o pastor Juliano Fraga, que é escritor e palestrante, Bacharel em Teologia pela FTB/Unicesumar com especialização em Escatologia e Antigo Testamento com formação em hebraico pela FTB e Esteadec.

Cantor ítalo Ribeiro.

Pastor Juliano Fraga.

Assista a momentos do sábado.

Louvores com o coral da UMADAT.

Mensagem do pastor Eustáquio Lopes.

Louvor com Loureny e amigas.

Mensagem do pastor Joanir de Moura.

Louvores com Milena.

Ministração do pastor Juliano Fraga.

 

 

 

 

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos do sábado.

Domingo.

Vídeo: Louvores com o coral da UMADAT.

As turbinas continuavam aquecidas com os “voos” da noite anterior. Jovens e adolescentes mesclavam alegria e unção, temperadas com a saudade da despedida do congresso. Não havia como protelar. A hora do último amém chegaria, como chegou a hora do início, na sexta-feira. Sensação de despedida, quem sabe de solidão! Não será devaneio imaginar que as lágrimas da noite do domingo rolaria com sabor da dor de lembrar que ali não era o céu, onde um clima como o que predominou nos três dias será eterno! O conforto era saber que, apesar ser o último dia, a presença de Deus estava garantida.

Os talentosos que sublinham talentos.

O coral da UMADAT deu o traço que sublinhou a programação, com cores vivas da participação do público que lotou as galerias do ginásio, num espetáculo digno do que acontecia, ali, com as trevas perdendo do jogo para a luz que resplandecia iluminando vidas que decidiram converterem-se a Cristo. Cenas dignas de registro, captadas por vários equipamentos, dentre os quais a câmara da repórter Gleyziane, do Portal do Silas, órgão de comunicação que, há mais de 15 anos, faz, VOLUNTARIAMENTE, a cobertura dos eventos da Assembleia de Deus de Timóteo.

Pastor Eliseu Rodrigues.

A noite da despedida teve como cantor ítalo Ribeiro, que se apresentou, também, no sábado e, quem ministrou foi o pastor Eliseu Rodrigues, que foi vendedor de caldo-de-cana, vendedor de livros e de peixes, e trabalhou em lava-jato nos primeiros anos de casamento.

Como não chorar!

Com compleição física gritantemente contrastante com a do cantor, ítalo Ribeiro, pastor Eliseu, que tem 2,9 milhões de seguidores no Instagram, foi canal de bênção naquela derradeira oportunidade conferida aos que acreditaram no sucesso da edição 2024 do congresso da UMADAT.

Assista a momentos do domingo.

Louvores com o cantor ítalo Ribeiro.

Leitura bíblica inicial.

Mensagem do prefeito Douglas Willkys.

Mensagem do pastor Carmo Matias.

Ministração do pastor Eliseu Rodrigues.

 

 

 

 

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos do domingo.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *