Ligue-se a nós

AD Timóteo

AD Timóteo: Pastor José Raimundo está jubilado. Gratidão e emoção!

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Com pontualidade quase britânica, pastor José Raimundo e esposa saem para o último compromisso como dirigente da AD Novo Tempo.

Distante a cerca de 4 kilômetros do templo, segundo estimativa de um genro seu, pastor José Raimundo de Souza deixou sua residência, no São Cristóvão, neste domingo (9), por volta das 18h30, e, pela derradeira vez, nos últimos 12 anos, como pastor dirigente, percorreu o trajeto que separa sua casa da congregação, no Novo Tempo.

De acordo com o que nos informou, habitualmente o horário que sai de sua residência para ir aos cultos, reuniões e outras atividades no templo, oscila entre as 18h30 e 18h45, e o faz, acompanhado, invariavelmente, da mulher, irmã Gessi, com quem está casado há 53 anos.

Neste domingo, histórico para o pastor e família, o Blog do Silas teve como uma de suas pautas, o registro da última ida do líder à congregação, na condição de pastor responsável por aquela unidade da AD Timóteo e que já ostentou  status de regional, perdendo-o para incorporar-se à do Alvorada.

Chegamos em frente à residência do pastor por volta das 18h15 e, no horário revelado, ele e a esposa surgiram na garagem da casa, para embarcarem com destino à igreja. O casal estava em companhia de 2 familiares.

Conversamos rapidamente com o pastor e ouvimos dele algumas declarações que você pode conferir no vídeo abaixo, de cujas cenas faz parte, também, um trecho da distância percorrida pelo religioso até à Casa do Senhor, durante estes anos à frente da AD Novo Tempo.

Assista:

Chegada ao Templo.

O casal estava acompanhado de familiares.

Bem antes das 19h, pastor José Raimundo, que durante seu deslocamento desenvolveu uma velocidade consentânea com sua candura e diplomacia, chegava ao templo, de mãos dadas, como sempre, com a companheira. Adentrou o imóvel cumprimentando, com sorriso e um caloroso aperto de mão, aqueles que ele encontrava, esperando o início do culto. Segundo o que nos foi informado, esta é uma prática do pastor, sempre quando chega ao local. Não escolhe a quem saúda e nem para quem sorri. Não é mais afável em dias de festa nem mais gentil em oportunidades especiais. Não bajula para ser amado nem ama para ser bajulado. É um José Raimundo de todo mundo! Ama seus membros fiéis e não abandona aqueles que, eventualmente, possam estar “com um pé na igreja e outro no mundo”.

Com polidez natural, pastor José Raimundo sorri para os fiéis que aguardavam o início do culto.

Assim que ascendeu ao púlpito, com passos cadenciados, o pastor, elegantemente trajado, a exemplo da esposa, esboçou admiração por um banner fixado na parte de trás da plataforma reservada aos obreiros, onde estava estampada uma foto sua com a companheira. Ajoelhou-se e orou. Após, com a orquestra e a igreja, entoou dois hinos congregacionais. Em tempo, pastor José Raimundo faz parte do coral da igreja.

Assista.

Evangelista Alfredo assumiu a direção do culto.

Assista:

Assim que os louvores foram encerrados, pastor José Raimundo, gentilmente, transferiu a direção do culto ao evangelista Alfredo, que o conduziu até o final.

O evangelista Alfredo foi quem dirigiu o culto.

Com maestria e serenidade, sem atropelos e ensaios frustrados, também sem querer exibir habilidade, Alfredo cumpriu os itens da programação no espaço de tempo relativamente curto, condição que o impediu disponibilizar maior fatia aos contemplados, uns para louvarem e outros para falarem na ocasião, uma das mais expressivas dos últimos anos naquela congregação, por tratar-se de um evento que tinha o acre sabor de despedida de um pastor que soube conciliar cordialidade, respeito e apreço no relacionamento com suas ovelhas e simpatizantes. Esta conduta ultrapassou fronteiras daquele território e o tornou um obreiro sem mácula e suspeição, nunca envolvido em escândalos, nunca contribuindo para manchar a imagem da denominação que escolheu para servir a Deus.

Diversos louvores a Deus, a quem deve ser direcionada toda honra e glória, foram entoados, a maioria acompanhada da orquestra, sob regência do maestro Ildeu que incorporou alguns conceituados convidados ao cast de músicos da organização para aquela data especial.

Um dos louvores foi o 156 da Harpa Cristã, hinário oficial da Assembleia de Deus que, agora em 2025, completa 103 anos de existência. O vocalista, com a congregação, foi o pastor José Raimundo. Durante a canção, de autoria desconhecida, lágrimas rolaram em sua face. Infere-se que este seja um dos hinos preferidos do pastor.

Assista.

Assista aos louvores…

Com o círculo de oração.

Com o coral.

Com as crianças.

Com os jovens.

Com a Verônica.

Com a congregação.

Mensagens dos pastores.

O presidente da AD Timóteo, pastor Carmo Matias Gonçalves, falou sobre a caminhada do pastor José Raimundo e retirou-se, logo depois, devido a um compromisso na AD Olaria.

Assista.

Mensagens dos demais pastores.

Pastor Welerson Lagares, dirigente da AD Ana Moura, templo de baixo, também fez uso da palavra.

Além do pastor Eustáquio Lopes Pereira, que exerce a 1ª vice-presidência do Ministério e é o responsável pela regional da AD Alvorada, à qual está ligada a AD Novo Tempo, estiveram presentes os pastores da maioria das congregações que compõem o setor e obreiros de outras congregações como, por exemplo, o presbítero Carlos, acompanhado da esposa. O casal é da AD Santa Terezinha. O pastor Paulo Albino, da AD Vale Verde, e Hélio Barros, da AD Garapa, não estiveram presentes, devido a compromissos em suas respectivas igrejas. A ausência do pastor Paulo foi legtimamente suprida pelo seu representante, diácono Nerivelton.

Pastor Deygian Martins, dirigente da AD Ana Moura, templo de cima, se definiu como “filho do pastor José Raimundo” e brincou dizendo parecer muito com ele.

Pastor Elson, dirigente da AD Bandeirantes, enalteceu as qualidades do pastor José Raimundo.

Os pastores Deygian, da AD Ana Moura, templo de cima; Welerson Lagares, do templo de baixo, e Elson, da AD Bandeirantes tiveram oportunidade e dirigiram ao pastor jubilando expressões que exaltaram suas qualidades e colocaram em relevo suas virtudes, não geradas pela função, mas, sim, pelo temor a Deus que sempre norteou suas ações. Alguns deles recordaram de fatos que serviram para sublinhar a amizade, o respeito e a consideração pelo pastor que deixava o status de dirigente para usufruir das benesses de um jubilado que, certamente, não vestirá pijama e continuará de farda, pronto para qualquer embate.

Assista.

Homenagens.

As filhas Gislaine (à esq.) e Glaucia.

Como sempre participam dos cultos em ação de graça pelo aniversário dos pais, duas das três filhas do pastor José Raimundo louvaram em gratidão a Deus no evento da jubilação. Gislaine e Glaucia, durante o ato, se emocionaram e choraram com os rostos colados ao do pastor, que reagiu, também, com lágrimas.

A outra filha, a primogênita, Gêcilene de Souza, reside há mais de 15 nos EUA, na cidade de Peabody, em Massachusetts. Estas lhe proporcionaram 5 netos: Thales de Souza, Ana Letícia de Souza, Edward Junior de Souza, Emilly de Souza e Alice de Souza.

Gláucia, ao dissertar sobre as qualidades do pai, não se conteve e abreviou a fala devido sua emoção. A dupla cantou “Se Isto Não For Amor” canção composta Joyce Dottie Rambo, americana de Kentucky, em 1969.

Além das duas, diversos membros da família do pastor, inclusive um irmão e uma irmã sua, prestigiaram o culto e, no final, fizeram questão de posarem com o parente jubilado.

Assista.

O diácono Nerivelton Alves, da AD Vale Verde, representou o pastor Paulo Albino, dirigente daquela congregação.

Pastor José Raimundo foi homenageado durante o culto. Essa homenagem, certamente, deve ser unanimimente avaliada como merecedora, constituindo excessão para o pensamento do escritor Nelson Rodrigues, segundo o qual “toda unanimidade é burra”. O jubilando se fez juz, sim, ao carinho e homenagens que o alvejaram. Não bastasse a fineza dos seus tratos, bastaria sua origem como homem que um dia teve um encontro com Deus e, de lá para cá, vem frutificando como árvore plantada junto ao ribeiro de águas, dando frutos na estação própria!

Em nome da AD Vale Verde, o diácono Nerivelton entrega ao pastor um presente.

O representante do pastor Paulo Albino, diácono Nerivelton, entregou ao pastor uma lembrança em nome da congregação de origem e aproveitou para destacar sua admiração pelo religioso, alvo da homenagem, a quem atribuiu, entre outros, os adjetivos “íntegro” e “reto”.

Walisson, esposo da cantora Verônica, também presenteou o pastor José Raimundo.

Outro que não perdeu a oportunidade de marcar o dia do pastor José Raimundo foi o irmão Walisson, marido da cantora Verônica.  Antes de entregar ao pastor uma cesta, abundantemente ornamentada, ele ressaltou sua consideração pelo amigo, que avaliou como “exemplo a ser seguido”.

Assista.

Homenagem do diácono Nerivelton.

Homenagem do Walisson.

Um reumido histórico de vida do pastor José Raimundo.

O superintendente da EBD da AD Novo Tempo, e líder dos jovens, irmão Juvenal.

Se alguém tivesse que ser escolhido como termômetro para confiável aferição da temperatura atingida pela emoção dos fiéis da AD Novo Tempo de verem a conclusão da missão do seu pastor em conduzi-los como ovelha, seria o irmão Juvenal.

Micael, representando os jovens da AD Novo Tempo, coloca a medalha no pastor.

Atuante na congregação onde, além de coordenar os jovens exerce a superintendência da EBD, coube ao Juvenal, que é irmão do pastor Juscelino Soares, uma das partes mais impactantes do programa produzido para o culto deste domingo. Ele elaborou e leu sobre a trajetória do pastor José Raimundo, notadamente seu amigo pessoal. O cuidadoso escritor daquelas linhas biográficas recordou de quando o pastor iniciou sua trajetória ministerial, ilustrando com datas suas anotações.

No centro, o João Emanuel, representando os adolescentes.

O momento protagonizado pelo superintendente da EBD da AD Novo Tempo, incluiu homenagens dos jovens, adolescentes, círculo de oração e todos os fiéis que ali congregam. Os representantes dos jovens e adolescentes, o Micael e o João Emanuel, presentearam o pastor com uma medalha. O gesto foi antecedido por expressões airosas, recheadas de elogios e declarações de autêntico admirador. Micael, chorou! Irmã Zilá, representando o círculo de oração e igreja, presenteou o jubilando com uma placa, confeccionada em inox.

Irmã Zilá representou o círculo de oração e toda congregação da AD Novo Tempo.

Em seguida, irmão Juvenal leu sua produção biográfica, permitindo ao público conhecer trechos da caminhada empreendida pelo pastor José Raimundo.

Assista.

A jubilação.

Pastor Eustáquio Lopes, 1º vice-presidente da AD Timóteo e responsável pela regional AD Alvorada, presidiu o ato oficial de jubilação.

O ato oficial de jubilação, nos moldes adotado pela AD Timóteo, foi presidido pelo pastor Eustáquio Lopes Pereira e consumiu cerca de 13 minutos, durante os quais o 1º vice-presidente do Ministério discorreu sobre detalhes que permeiam uma jubilação, frisando que o ato não significa sucatear o obreiro que opta por esse direito. “Às vezes, jubilação é tido como momento “parou”…mas eu conversei com o pastor José Raimundo e disse pra ele que tem muita coisa pra fazer, ainda”, salientou Lopes, lembrando que o pastor, que poucos minutos depois estaria sendo oficialmente jubilado, faz parte de uma das comissões da atual diretoria da AD Timóteo.

O jubilando recebeu o certificado, expedido pelo Ministério, cujo presidente, pastor Carmo Matias Gonçalves, não estava presente naquele momento, devido a um compromisso na AD Olaria, que o obrigou a retirar-se mais cedo.

Quem será o sucessor do pastor José Raimundo?

Não seria exagero afirmar que dois sentimentos sublinharam o evento de jubilação do pastor José Raimundo: a sua saída da direção da congregação e quem seria seu sucessor.

O primeiro sentimento, ao contrário do que os fiéis desejavam, aconteceu e, de certa forma, foi alimentado e teve que ser digerido devido à dinâmica que existe com relação à direção de igrejas, na maioria dos Ministérios. Mas, o segundo, continuou vivo, pois o nome do pastor que irá substituir José Raimundo não foi anunciado. “Muita gente perguntando: quem vai vir pra aqui? Não vou falar, hoje”, disse pastor Eustáquio, sorrindo após ouvir um sonoro aaaaaaah da congregação. No entanto, o responsável pela regional da AD Alvorada prometeu que, dentro de 2 semanas, estará empossando o substituto do pastor José Raimundo.

Será que o sucessor do pastor José raimundo está nesta foto?

Pastor Eustáquio disse saber quem é que dará continuidade ao trabalho do jubilado e acrescentou tê-lo “escolhido a dedo”, numa lista tríplice. “Substituir pastor José Raimundo não é fácil, mas a pessoa que virá também tem qualidades para assumir a igreja”, assegurou Lopes.

Assista.

Direção interina.

Até o dia 23 de março, o presbítero Jorge Paulino responderá pela direção da AD Novo Tempo.

Até o dia 23 de março, data prometida pelo pastor Eustáquio Lopes para estar empossando o novo pastor da AD Novo Tempo, o presbítero Jorge Paulino, um dos indicados pelo jubilando para exercer a interinidade até lá, estará na direção dos trabalhos. O presbítero foi apresentado ao público. Pastor Eustáquio, ao fazê-lo, reiterou ao indicado a data que expirará sua interinidade e acrescentou que o pastor José Raimundo voltará ao Novo Tempo para participar da posse do seu sucessor.

O destino do pastor José Raimundo.

O destino do pastor José Raimundo não ficou claro. O obvio, que seria ele congregar na AD Novo Tempo, deverá ser contrariado, estrategicamente. Pastor Eustáquio Explicou: “eu aconselhei a ele (talvez vocês não vão gostar) para não reunir aqui (AD Novo Tempo). Por quê? Porquê o novo pastor que virá ele vai estar interagindo com vocês até que haja uma aproximação maior, para que vocês o conheçam e ele, também conheça vocês. Então, pastor José Raimundo aqui, é natural, diante de alguma situação, alguém procurar ele ou a irmã Gessi, o que não ficará bem para o pastor que estará aqui, novo”.

De 2004 a 2007 foi pastor José Raimundo era dirigente da AD Limoeiro.

Em 2012 foi dirigente da AD Alegre.

Diante de algumas evidências e inferições naturais, pastor José Raimundo deverá estar congregando em Alvorada, aliás desejo expresso do pastor Eustáquio Lopes. Foi naquela congregação que ele iniciou sua carreira cristã, após converter-se em 1981. José Raimundo não se manifestou com relação ao seu destino, o que aumentou, ainda mais, a curiosidade do público.

Desce do púlpito como pastor Jubilado e sobe para a história como pastor honrado.

Gratidão!

Agradecimentos do pastor José Raimundo.

Após a bênção apostólica…

 As imagens do culto.

Para ver todas as imagens do culto de jubilação, CLIQUE AQUI.