Publicado
12 meses atrásno
Imagens raras de 1982, sobre a participação do cantor Agnaldo Timóteo em um programa de televisão na TVS, que futuramente se tornaria o SBT, foram reveladas nos últimos dias e viralizaram nas redes sociais.
Nas imagens, o artista, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19, se revolta ao ser questionado sobre a sua sexualidade, a ponto de tentar agredir os apresentadores. A pergunta foi feita por Sonia Abrão.
O vídeo foi divulgado por Ney Inácio, ex-repórter do Programa do Ratinho. Ao Estadão, ele afirma que guardou o registro por todos esses anos, pois o próprio cantor pediu que só fosse divulgado após sua morte. Inácio e Timóteo eram grandes amigos.
Inácio confirmou a história e afirmou que quem lhe deu a cópia da fita foi o próprio Timóteo, muitos anos depois. Ele ainda narrou o que ocorreu no estúdio.
“Agnaldo quebrou tudo na sala ao lado, mas o fio da câmera não chegava até o local, por isso a imagem continua a mostrar o estúdio”, disse o ex-repórter.
O vídeo completo tem nove minutos. Em uma parte não publicada, segundo o jornalista, o apresentador do programa ofende Timóteo. “Aventureiro e apreciador das emoções fortes, arrogante, racista e metido a briguento. Violento, inquieto e neurótico”, teria dito o condutor da atração.
A gravação prosseguiu, mesmo após o cantor abandonar o estúdio. Os apresentadores continuaram a fazer as perguntas, mas com a cadeira do cantor ao ar. O programa, que se chamava A Verdade de Cada Um, nunca foi exibido.
“Postei como homenagem ao Agnaldo. Para mostrar que ele era reativo às provocações. Como essa e tantas outras. Por ser negro, por ser homossexual. Ele não tinha a obrigação de assumir nada. Ninguém tem obrigação de assumir nada”, completou.
Na ocasião, após a pergunta sobre a sexualidade, Timóteo diz que a informação seria “improcedente”. Sônia insiste e o cantor começa a discutir com os apresentadores. Em um dos momentos, um dos condutores pergunta: “o senhor é ‘bicha’?”.
Agnaldo Timóteo chega a fazer menção de deixar o estúdio de gravação, mas, ao ser xingando por parte da produção, ele dá meia-volta e parte para cima de alguns homens que estavam nas filmagens.
Outras situações
Timóteo passou por outras duas situações semelhantes na TV. Nos anos 1990, em uma entrevista ao programa Jô Soares Onze e Meia, no SBT, o cantor e compositor Léo Jaime diz a Jô que fez a música Telma Eu Não Sou Gay para Timóteo.
“Ninguém teve coragem de mostrar para ele. Ele luta karatê. Ele não gostava. Aí demos para o Ney Matogrosso, que era mais amigo”, contou Jaime.
O cantor estava no SBT e foi até o estúdio. Ele faz gestos que não deixam claro se era de indignação ou de encenação. “É brincadeira”, diz Jaime. Timóteo responde “Brincadeira, uma ova”.
Já nos anos 2000, durante o programa SuperPop, apresentado por Luciana Gimenez, o jornalista Felipeh Campos afirmou que Timóteo era “assumido”. No mesmo palco estava o então deputado federal Jair Bolsonaro. O episódio gerou o meme “não sou, não”, frase dita por Timóteo.
Assista:
Por BNews
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.