Ligue-se a nós

Gente

Timóteo: Seminário “Quando Ela Fala” marca Agosto Lilás com alerta sobre violência contra a mulher

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.

Como parte da campanha nacional Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Prefeitura de Timóteo realiza, na quinta-feira (28), às 14h, o seminário “Quando Ela Fala”.

O evento, que acontecerá no auditório da Prefeitura de Timóteo, é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de promover conscientização, acolhimento e mobilização social. Os interessados em participar podem confirmar a presença no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoILY9c00bi6-bXYk7_be4TihfKvdtJD7LoE2W0-RToB_zGQ/viewform?usp=sharing&ouid=106922431401523057121

Programação do seminário
O seminário “Quando Ela Fala” contará com a presença de especialistas e vozes que representam a luta diária contra a violência de gênero, com palestras com Verônica Ramalho Silva Rodrigues Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Terapia Familiar Sistêmica, que abordará o tema “Os impactos emocionais da violência e caminhos para a reconstrução”; Sara Gomes de Oliveira, fundadora da Casa Rosa, que trará o tema “Acolhimento e empoderamento feminino” e o depoimento de Elisângela Luz Pacheco, autônoma e moradora de Timóteo, que fará um relato sobre superação e resistência.

Violência contra a mulher: números que exigem ação
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre 2015 e 2024, o Brasil registrou mais de 41 mil mortes violentas de mulheres, sendo 11.650 feminicídios e 29.659 homicídios dolosos ou lesões corporais seguidas de morte. Em 2024, foram 1.450 feminicídios, uma leve queda em relação ao ano anterior, mas ainda alarmante.

Ad 22
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.

Em Minas Gerais, a situação também é preocupante. O estado liderou o ranking nacional de feminicídios em 2021, com 154 ocorrências, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A rede de proteção às mulheres no estado inclui canais como o Ligue 180, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS) e as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).

Mobilização e esperança
O evento integra as ações do Agosto Lilás, mês que marca o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco na proteção dos direitos das mulheres. A campanha busca ampliar o conhecimento sobre os tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — e incentivar denúncias.

A Prefeitura de Timóteo reforça que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva. Ouvir, acolher e agir são passos fundamentais para romper o ciclo da violência.

Continuar Lendo