Publicado
2 horas atrásno
Cerca de 100 merendeiros e auxiliares de cozinha das escolas e creches conveniadas da rede municipal de ensino estão participando do treinamento sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a capacitação é fundamental para garantir a segurança alimentar dos alunos, desde o fornecimento dos produtos de qualidade quanto ao armazenamento e preparo da merenda escolar.
O secretário de Educação, Robson Rodrigues, recepcionou os participantes na abertura do evento, frisando que a capacitação é uma forma de valorização dos servidores, contribuindo para aprimorar os conhecimentos e melhorar a atuação dos servidores. “Agradeço a presença de todos, vocês são responsáveis diretos pela segurança e qualidade da merenda escolar”, frisou Robson Rodrigues.
A capacitação acontece no auditório da Secretaria de Educação (Centro Norte) nesta terça (10) e quarta (11) , de 8h às 1130 e de 13:30 às 17h, sendo realizado pela coordenação de Bem-estar e Saúde ao Educando. Divididos em quatro turmas, os profissionais receberam informações sobre manuseio e armazenamento de alimentos, higienização, contaminação física e microbiológica, uso de vestimentas adequadas.
Michelle Aparecida de Freitas Jesus completa, em março, dez anos atuando como merendeira. “Mesmo com minha experiência na função, essa capacitação é extremamente importante para nossa atualização. Todo ano há pequenas alterações nas normas e, além disso, refresca a nossa memória”, comenta a servidora da Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza. Ela destaca o fato das nutricionistas estarem sempre presentes nas escolas, “ensinando aquilo que a gente não sabe”.
Ao final do treinamento, será enviado para todas unidades escolares o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em formato digital, para servir de suporte ao trabalho dos profissionais responsáveis pela merenda escolar. As merendeiras e auxiliares também contam com o apoio permanente da equipe de nutrição da Secretaria de Educação, inclusive com visitas locais para atendimento das demandas. O treinamento é realizado anualmente com base nas legislações sanitárias vigentes, buscando a atualização dos profissionais no início do ano letivo.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.