Publicado
31 minutos atrásno
O município de Timóteo deu mais um passo importante na promoção da saúde materno-infantil ao aderir ao programa Filhos de Minas, iniciativa do Governo de Minas Gerais que busca reduzir a mortalidade de mães e bebês por meio do incentivo ao pré-natal completo e à vacinação em dia.
Neste ano, a cidade recebeu, integralmente, 157 kits de enxoval para recém-nascidos, que já estão disponíveis para entrega às gestantes acompanhadas pela rede pública de saúde. Cada kit contém itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê: bolsa maternidade, macacão curto tipo short, macacão longo, culote, três pares de meia, cobertor, toalha com capuz e casaquinho com capuz.
Atualmente, Timóteo conta com 301 gestantes cadastradas e acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber o kit, é necessário cumprir critérios como realizar pelo menos cinco consultas de pré-natal e estar com o calendário vacinal atualizado. Vale lembrar que os kits se destinam a gestantes em vulnerabilidade social, especialmente as beneficiárias do Bolsa Família. A entrega será feita diretamente nas UBSs, à própria mãe ou a um representante legal.
O Filhos de Minas tem como principais metas reduzir a mortalidade materna e infantil, enfrentando causas como hipertensão e hemorragias; incentivar o pré-natal completo, garantindo consultas e exames necessários e oferecer acolhimento e suporte às gestantes e puérperas, fortalecendo a atenção básica.
Em 2025, o programa realizou distribuição de 38.760 kits em todo o estado, com investimento de R$ 12,5 milhões. A meta é reduzir, até 2027, a Razão de Mortalidade Materna de 40 para 30 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos, além de diminuir a mortalidade infantil de 11,4 para 9,9 a cada mil nascidos vivos.
A secretária municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Érica Ferreira, destacou a importância da iniciativa para o município. “Esse programa representa um cuidado integral com nossas gestantes. Ao oferecer os kits, incentivamos que elas mantenham o acompanhamento de saúde em dia, participem das consultas e estejam vacinadas. É uma forma de unir acolhimento e prevenção, garantindo mais segurança para mães e bebês. As UBSs são protagonistas nesse processo, pois acompanham de perto cada gestante e oferecem suporte para um parto seguro.”
O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor também reforçou o impacto positivo da adesão. “Nós acreditamos ser um passo importante para auxiliar a mãe que está ganhando o bebê nesse momento. É um incentivo, ela vai estar recebendo um kit contendo os itens para a criança, como bolsa, toalha de banho, meinha e roupinha para os primeiros dias. Para receber, é preciso cumprir critérios como seis consultas de pré-natal e vacinação em dia. No total, já temos 157 kits disponíveis e, na próxima semana, eles começarão a ser entregues. Prioritariamente, serão beneficiadas mães inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família. A intenção é dar continuidade ao trabalho, renovando a parceria com o governo do estado sempre que houver disponibilização.”
Com a adesão ao Filhos de Minas, Timóteo fortalece sua rede de atenção primária e reafirma o compromisso com a saúde das gestantes e dos recém-nascidos. A iniciativa não apenas oferece suporte material, mas também promove o acompanhamento contínuo, prevenindo riscos e garantindo que cada criança tenha um início de vida mais seguro e saudável.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.