Ligue-se a nós

Esporte

Timóteo recebe 2ºTorneio de Xadrez Professor Alexander

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins será palco da competição

A Liga Vale do Aço de Xadrez promoverá o 2º Torneio de Xadrez Professor Alexander a ser realizado no município de Timóteo, com a participação de diversas cidades mineiras. A competição faz parte do Circuito Vale do Aço de Xadrez 2025 e homenageia o professor que marcou o ensino do esporte na região, Alexander Souza da Silva. O 2º Torneio de Xadrez será realizado em parceria com a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e tem por objetivo o fomento da atividade esportiva.

A competição acontece no dia 6 de abril, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, localizado na Praça Primeiro de Maio, Centro Norte. O evento é válido pela 2ª etapa do Circuito Vale do Aço de Xadrez 2025. A expectativa é de reunir enxadristas de diversas cidades mineiras, como Ipatinga, Ipaba, Manhuaçu, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Martins Soares, Belo Horizonte, João Monlevade, Itabira e Antônio Dias. As pessoas interessadas em participar do torneio devem fazer a inscrição pelo Instagram @xadrezvaledoaco.

Formato do torneio

O torneio seguirá o Sistema Suíço, com cinco rodadas e ritmo de jogo de 15 minutos + 3 segundos de acréscimo por lance. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: confronto direto e métodos Buchholz 1 (desconsiderando o pior resultado) e Buchholz (soma da pontuação dos adversários). Os melhores colocados serão premiados com troféus nas categorias Top 3 Geral, Melhor jogadora feminina e Melhor jogador Sub-16. O torneio terá um total de cinco rodadas com encerramento previsto para às 12h.

Homenagem a um mestre do xadrez

O torneio leva o nome do Professor Alexander, uma figura marcante na cena enxadrística do Vale do Aço. Desde a infância, ele demonstrou paixão pelo xadrez, iniciando seus estudos na Escola Municipal Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim, em Ipatinga.

Formado em Educação Física, Alexander dedicou sua vida ao ensino do xadrez em escolas municipais de Ipatinga e à formação de novos professores, além de atuar como árbitro em competições da região. Sua trajetória foi interrompida precocemente, aos 29 anos, em 31 de outubro de 2023.Em reconhecimento ao seu legado, a Liga Vale do Aço de Xadrez promoverá o torneio em sua homenagem.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *