Ligue-se a nós

Geral

Timóteo: merendeiras participam de capacitação sobre manipulação de alimentos

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Secretaria de Educação busca fornecer alimentação escolar segura e de qualidade para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo está promovendo a capacitação “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” voltada para cerca de 90 merendeiras e auxiliares de cozinha das creches conveniadas e escolas da rede municipal de ensino. O treinamento está acontecendo nesta terça (4) e quarta-feira (5), no auditório da Secretaria de Educação.

O curso está sendo ministrado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, Helen Roldão, Misraine Andrade e Renata Leão, que abordam aspectos fundamentais para a manipulação higiênico-sanitária de alimentos. Durante a capacitação, as participantes aprendem técnicas essenciais para prevenir a contaminação dos alimentos, garantindo a qualidade das refeições servidas às crianças, adolescentes e adultos atendidos pelas creches conveniadas e unidades escolares da Secretaria de Educação.

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar, o treinamento é obrigatório e cumpre as legislações sanitárias vigentes (RDC 216/2004 e RDC 275/2002). “Esse primeiro treinamento cumpre as resoluções que recomendam a atualização sobre as boas práticas de manipulação de alimentos no início do ano letivo. Nossa equipe de nutrição oferece suporte às merendeiras das creches e escolas ao longo do ano, inclusive com visitas locais, para atendimento das demandas”, explica a nutricionista Helen Roldão, coordenadora da Saúde e Bem-Estar do Educando, órgão que responde pela alimentação escolar.

A coordenadora frisa que, além das informações técnicas, o evento é uma oportunidade para o compartilhamento das vivências entre as merendeiras e auxiliares com a equipe de nutrição, de modo a aperfeiçoar a organização das cozinhas escolares. De acordo com a coordenadora, a capacitação reflete o compromisso da Secretaria de Educação em fornecer uma alimentação escolar segura e de qualidade, protegendo a saúde dos educandos.

Atuando há oito anos na Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, a merendeira Sandra Alves, destaca a importância da capacitação para garantir uma alimentação escolar de qualidade. “O curso orienta sobre a necessidade de seguir o cardápio elaborado para fornecer os nutrientes necessários para uma alimentação saudável e balanceada. Infelizmente, sabemos da realidade que algumas crianças não têm alimentação completa em casa. A alimentação fornecida na escola contribuirá para o desenvolvimento dos alunos, tanto em termos do aprendizado quanto na parte nutricional”, ressalta a merendeira.

A capacitação atende todos os profissionais que atuam na preparação dos alimentos nas instituições de ensino do município, conforme às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O treinamento fornecerá certificado de participação aos presentes.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *